No período de 4 a 14 de novembro, o Exército Brasileiro realiza a última fase da Operação GUARARAPES 2024. Esse Exercício faz parte do Programa de Adestramento Avançado do Comando Militar do Nordeste e tem por objetivo manter a operacionalidade das tropas, visando a garantia da Soberania Nacional e a integridade territorial.
O exercício, coordenado pela 7ª Divisão de Exército (7ª DE), empregará cerca de 4 (quatro) mil militares e transcorrerá no estado de Pernambuco envolvendo, além das Organizações Militares desse grande Comando Operacional, as tropas da 7ª e 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e do 1º Grupamento de Engenharia.
Na capital paraibana, as tropas da 7ª DE, com destaque para o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (João Pessoa), o 31º Batalhão de Infantaria (Campina Grande) e o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Bayeux) participaram do início da Operação Guararapes realizando um Apronto Operacional no dia 5 de novembro, na sede do 16º RC Mec, com a presença do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto RIBEIRO.
O apronto operacional é a condição de preparo em que uma organização militar está pronta para ser empregada em uma missão com todo o seu efetivo, equipamentos, armamentos, viaturas, munições, suprimentos e demais fardos de material.