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Uso de Tecnologias de Cidades Inteligentes para Prover um Crescimento Disruptivo no Turismo da Paraíba

Especificamente no estado da Paraíba (e tomando como referência a Fecomércio/PB e dados setoriais do IBGE), o turismo também mantém uma trajetória de expansão.

04/07/2025 às 18h33 Atualizada em 06/07/2025 às 11h23
Por: Nailson Júnior Fonte: Mauro Souza
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Por Mauro Souza
Por Mauro Souza

O turismo é um gigante que, segundo a Organização Mundial do Turismo  (OMT), responde por 10% do PIB mundial e por um em cada nove empregos existentes.  Também em linha com a OMT, no ano 2000 ocorreu uma movimentação de 674  milhões de turistas internacionais em todo o mundo, chegando a um montante de 1,3  bilhões de viagens em 2023 (incremento de incríveis 100%). 

De maneira análoga, no Brasil o turismo representa 7,8% do PIB. Conforme  anuários estatísticos do Ministério do Turismo, no ano 2000 um total de 5,3 milhões de  turistas estrangeiros visitaram o Brasil e, apenas no primeiro bimestre de 2025, este  número saltou para a marca de 2,81 milhões. 

Os investimentos estrangeiros em turismo, no nosso país, cresceram 88% entre  janeiro e março de 2025 (frente ao mesmo período de 2024), alcançando US$ 81  milhões (segundo dados do Ministério do Turismo e informações do Banco Central). 

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Especificamente no estado da Paraíba (e tomando como referência a  Fecomércio/PB e dados setoriais do IBGE), o turismo também mantém uma trajetória  de expansão. Em março de 2025, o setor registrou um aumento de 7,2% no  faturamento, em comparação com o mesmo período de 2024 (atingindo R$ 78,5  milhões). 

Quando se fala em crescimento e relevância do turismo, a Paraíba encontra-se  dentre os entes federativos de maior destaque. De acordo com pesquisa realizada pelo  Ministério do Turismo em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, a  Paraíba foi um dos estados que mais cresceu na preferência entre os viajantes. A  pesquisa apontou que 7% dos brasileiros escolheram a Paraíba como destino preferido  para viagens entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. João Pessoa, a capital do  estado, foi considerada pela Booking como um destino ideal para viajantes que buscam  retiros focados no bem-estar.  

Não por acaso, o turismo representa algo próximo a 8% do PIB paraibano. A  relevância do turismo para a economia daquele estado, tendo-se por alvo os próximos  anos, pode ser medida pelo fato de João Pessoa ter atingido a marca de 3º lugar com  maior aumento na procura entre destinos de todo o mundo (segundo informação  divulgada pela CNBC - Consumer News and Business Channel). A capital paraibana 

aparece na lista dos 10 destinos em alta, atrás apenas de Sanya, na China, e Trieste,  na Itália. 

A Paraíba conta, adicionalmente, com um centro de excelência no  desenvolvimento de soluções de cidades inteligentes. Refiro-me à Universidade Federal  de Campina Grande (UFCG). 

E qual a correlação do turismo nesta joia brasileira, com IA e com as tecnologias  disruptivas de cidades inteligentes? A resposta é: correlação total. Vamos então aos  fatos: 

a) As principais exigências dos turistas podem ser agrupadas em quatro  categorias, mais especificamente a infraestrutura turística, a qualidade dos  serviços, a segurança e a sustentabilidade. 

b) O uso da tecnologia está redefinindo o turismo (cumpre destacar que, dentre os  pilares evidenciados pelo Ministério do Turismo, tem-se a governança, a  inovação, a tecnologia, a promoção, a segurança e a mobilidade como eixos  preponderantes). 

c) Quatro, em cada dez cidades no mundo, já implementaram algum tipo de  solução inteligente para o turismo e para a mobilidade urbana (fonte OMT) d) Nas duas últimas décadas (2000 a 2025), também segundo a OMT, ocorreu um  aumento expressivo no financiamento de projetos de cidades inteligentes. e) O turista de eventos tende a ser mais exigente do que o turista de lazer. Isso  porque o turista de eventos geralmente tem um objetivo específico e  expectativas mais altas em relação à mobilidade, infraestrutura pública, acesso a  informações e qualidade dos serviços. No entanto, ele gasta o dobro (quando  comparado com o turista de lazer) e mitiga os impactos nocivos da sazonalidade  das viagens de bem-estar. 

f) Barcelona (sede do Smart City Expo World Congress - o principal evento  mundial focado em cidades inteligentes) se destaca por sua abordagem  inovadora na gestão urbana, com o uso de plataformas e centrais digitais que  conectam serviços públicos e privados.  

g) Dubai (Projeto Smart Dubai) tem investido pesadamente em tecnologias  futuristas, estabelecendo-se como um líder em soluções de cidades inteligentes no Oriente Médio. Aquela cidade implementou uma rede robusta de sensores e  pontos de coleta de dados em espaços públicos, que otimizam a gestão urbana  e fornecem informações em tempo real para uma central de monitoramento.  Esta iniciativa abrange várias facetas da gestão urbana, incluindo o transporte, a  saúde e os serviços públicos. 

h) Amsterdã (projeto Amsterdam Smart City) utiliza a tecnologia para melhorar a  mobilidade, adotando um aplicativo/central de monitoramento (facilitando, assim,  o deslocamento dos turistas). 

i) Seul (Projeto Seoul Smart City Platform) agrega uma central de dados de várias  fontes, permitindo uma navegação eficiente frente a temas como transporte  público, restaurantes, locais culturais, guias, gestão de compartilhamento de 

bicicletas e administração da cidade (gestão de vias, iluminação pública e  parques). 

As cidades inteligentes operam com base na coleta e análise de dados, que  permitem entender melhor o comportamento dos visitantes, e dar solução a temas  administrativos do cotidiano. 

A integração de centrais de monitoramento com informações em tempo real  propicia um ecossistema mais eficiente, onde a experiência do turista é aprimorada por  intermédio de serviços personalizados e de alta qualidade. 

Neste cenário, a colaboração entre os setores público e privado desempenha um  papel vital. Projetos destinados à implementação de tecnologias de cidades inteligentes,  para alavancar o turismo, têm potencial não apenas para aumentar a receita  econômica, mas também para promover o desenvolvimento e a geração de milhares de  empregos. 

A utilização estratégica das tecnologias emergentes pode transformar as cidades  em pontos de referência. Neste diapasão, destacam-se como principais soluções e  tecnologias para prover ações destinadas à expansão disruptiva do turismo paraibano: 

a) Implantar uma central de serviços e de monitoramento, capaz de receber e de  tratar por telefone/call center, SMS, chat, mobile e totens, toda uma gama de  informações integradas de gestão de cidades, de segurança pública, de  transporte/trânsito, de pontos de alagamento e de qualidade do ar e da água (monitoramento ambiental). 

b) Implementar experiências imersivas, que permitam visualizar monumentos  históricos em diferentes épocas, ou navegar por atrações antes de visitá-las  fisicamente (por intermédio de realidade virtual). Estes tours virtuais mostram  resultados promissores, com aumentos de até 30% nas intenções de visitas. 

c) Prover, com o apoio de IA, a qualificação constante de pessoal dos setores de  alimentação, restaurantes, transportes e demais serviços de interesse. d) Prover sistemas integrados de monitoramento e segurança, com análise  preditiva, para áreas de alta concentração turística. 

e) Garantir conectividade gratuita por intermédio de Wi-Fi. 

f) Investir no incremento de rotas aéreas e na melhoria da infraestrutura  aeroportuária, dispondo inclusive de totens para acesso a informações advindas  da central de monitoramento efetivada. 

g) Fomentar e dar visibilidade, no Brasil e no mundo, a um polo de inovação e de  avaliação de tecnologias disruptivas para cidades inteligentes, destinado a  promover e a incubar a criação, o suporte técnico e o patrimônio intelectual das  soluções desenvolvidas. 

Governos em todo o mundo estão reconhecendo o papel vital das tecnologias de  cidades inteligentes no aprimoramento do turismo, estabelecendo assim iniciativas  estratégicas e parcerias para facilitar essa transição. Essas iniciativas geralmente 

abrangem uma mistura de políticas públicas, investimentos em infraestrutura e acordos  colaborativos entre órgãos públicos e empresas privadas.  

À medida que as cidades evoluem para ambientes inteligentes, as tecnologias  emergentes desempenham um papel crucial na reformação de paisagens urbanas e no  aprimoramento das experiências de viagem. 

Informações sobre fluxos de tráfego, condições ambientais e preferências dos  turistas capacitam as autoridades locais a tomar decisões, como otimizar as rotas de  transporte público ou melhorar as medidas de segurança (criando assim um ambiente  mais atraente e fascinante para os turistas). 

As soluções de centrais de monitoramento integradas por IA, os tours virtuais, a  monitoração ambiental e a gestão da segurança e das rotas viárias estão disponíveis no  país e são plenamente viáveis para consecução na Paraíba. A adoção destes  mecanismos tem marcado o sucesso do turismo em cidades ao redor do mundo (Dubai,  Seul, Barcelona e outras), e certamente impulsionará a economia de locais promissores  como João Pessoa, Campina Grande, Conde, Areia e Cabedelo (dentre outros). 

O turismo é um motor de desenvolvimento económico e social, capaz de  promover a troca cultural, a valorização do património e a criação de empregos em  larga escala. Numa região de elevado potencial, como é o caso do estado da Paraíba,  uma estratégia de implementação de tecnologias e IA, num contexto de cidades  inteligentes, proporcionará um diferencial capaz de atrair novos investimentos,  potencializar a geração de riquezas e influenciar fortemente na qualidade de vida das  pessoas. As gerações futuras agradecem...

 

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