A Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea – AMCLAC -
por meio de sua presidente, Tania Castelliano, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio aos ataques e desrespeito dirigidos à Ministra Marina Silva, uma mulher que representa com dignidade, coragem e competência o Brasil no cenário nacional e internacional.
O episódio recente, marcado por atitudes hostis e ofensivas, não atinge apenas a figura pública da ministra, mas fere simbolicamente todas as mulheres brasileiras, sobretudo aquelas que, como Marina Silva, enfrentam a dura realidade do preconceito, da intolerância e da tentativa sistemática de apagamento de suas vozes.
Marina Silva é um símbolo de superação, sabedoria, compromisso com a justiça ambiental e social. Atacar sua história e seu trabalho é desrespeitar o legado de tantas mulheres que se levantam todos os dias para transformar o mundo com ética, inteligência e fé.
A AMCLAC se solidariza com a ministra e reitera seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, da liberdade de expressão e do respeito às instituições democráticas. Não nos calaremos diante de nenhuma forma de violência – seja ela verbal, simbólica ou institucional – contra qualquer mulher.
Seguiremos firmes, vigilantes e unidas.
Cabedelo, 28 de maio de 2025.
Tania Castelliano
Presidente da AMCLAC – Academia da Mulher Cabedelense de Letras Artes e Ciências Litorânea
Mín. 23° Máx. 27°