A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), promoveu, nesta terça-feira (13), o evento “Blitz Inclusiva”, ação que integra o cronograma do Maio Amarelo.
O evento aconteceu em frente à sede da SPcD e reforçou a importância da conscientização no trânsito quanto às necessidades das pessoas com deficiência — necessidades que vão além da acessibilidade física, envolvendo também respeito, segurança e inclusão cidadã.
"Promover a conscientização no trânsito com foco nas pessoas com deficiência é, para nós, essencial para garantir segurança, acessibilidade e inclusão. Mais do que respeitar direitos assegurados por lei — como o uso de vagas reservadas e estruturas acessíveis —, acreditamos que a educação no trânsito contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais empática e igualitária”, declarou a secretária da Inclusão, Gabrielle Soares.
O evento contou com a participação de agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), juntamente com suas viaturas, além de representantes do Detran e do BPTran. A dinâmica incluiu atividades educativas com cartazes que apresentavam elementos visuais, como placas de trânsito e sinalização de faixa de pedestres, reforçando o símbolo da campanha. Foram realizadas simulações de travessia segura, destacando a acessibilidade, como o uso de rampas e faixas para pedestres por cadeirantes. A iniciativa também abordou as necessidades de pessoas com deficiência visual, autistas e aquelas com dificuldade de deambulação, promovendo a conscientização sobre mobilidade inclusiva no trânsito.
“Defendemos a ideia de que um trânsito verdadeiramente consciente é aquele que permite que todos, independentemente de suas limitações, possam se deslocar com autonomia e dignidade, fortalecendo a cidadania e reduzindo os riscos enfrentados diariamente por quem convive com alguma deficiência", acentuou a coordenadora de educação para o trânsito, Abimadabe Vieira.
“A PRF está sempre enfatizando e apoiando as questões relativas à educação para o trânsito, porque é através dela que vamos ter a diminuição dos acidentes. A população precisa realmente ser educada, conscientizada para a causa da prevenção, do respeito e da valorização da vida. Participar de um evento do Maio Amarelo que foca a inclusão da pessoa com deficiência é muito importante, representando uma ação primordial para população e para órgãos que atuam na fiscalização e disciplinamento do trânsito”, enfatizou a inspetora da PRF/PB, Sarah Timóteo.
Mín. 23° Máx. 27°