A saúde animal esteve em pauta na sessão da última quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Santa Rita. O vereador Epitácio Viturino, em seu requerimento, solicitou ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, a implementação de uma campanha de vacinação de cães e gatos que vivem nas ruas, especialmente nas áreas do Mercado Público e Terminal Rodoviário. A proposta destaca a preocupação com a saúde pública e o controle de zoonoses, buscando oferecer cuidados a esses animais, que muitas vezes ficam à margem das políticas públicas voltadas para a saúde.
Além disso, o vereador requereu a pavimentação asfáltica em diversas ruas de Várzea Nova e no Loteamento Jardim Miritânea.
João Alves, por sua vez, pediu a reconstrução do calçadão em Bebelândia, com a instalação de paisagismo, equipamentos de ginástica e brinquedos na área da escola Professor Gibson Maul. Ele também sugeriu o estudo de viabilidade para disponibilizar internet gratuita (wifi) nas praças públicas mais movimentadas de Santa Rita. Outro requerimento do vereador foi a pavimentação de ruas no bairro Tibiri II.
A vereadora Josicleide Vicente apresentou um pedido ao Executivo para que seja divulgado um relatório detalhado das despesas com publicidade, com informações sobre valores empenhados, liquidados, pagos, empresas contratadas e descrições das campanhas publicitárias. Ela também requereu informações sobre o bairro Novo Planalto, com foco na regularização de logradouros e atualização cadastral junto aos Correios.
Ações no esporte e educação
O vereador Anderson Liberato pediu a construção de um Ginásio Poliesportivo na escola Municipal Infantil e EJA Manoel Faustino de Mendonça, no Bairro Heitel Santiago. Ele também solicitou calçamento e saneamento básico para ruas do bairro Tibiri II, como a Rua Ester Gonsalves Cavalcante e Rua 3 de Maio.
Jaqueline Justino apresentou propostas para o Bairro Jardim Planalto, como a implantação de redutores de velocidade no cruzamento da Rua Venâncio Correia com a Rua Otávio Amorim, além de solicitar o calçamento da Rua Margarida Alves de Morais.
Preocupação com o meio ambiente e a qualidade de serviços públicos
O vereador Irmão Josivaldo propôs a realização de uma audiência pública para discutir a distribuição e qualidade de energia em Santa Rita. Além disso, ele sugeriu a realização de um estudo topográfico para o calçamento da Rua Vereadora Débora Soares, no Bairro Popular, e uma campanha de conscientização e defesa do meio ambiente.
Lemuell Ludovico, por sua vez, solicitou a revitalização da iluminação da praça Geraldo Beltrão, no Bairro Heitel Santiago, com a instalação de novos equipamentos para academia ao ar livre e parque infantil. Ele também requereu a pavimentação em paralelepípedo da Rua Camilo de Holanda, no Loteamento Alto do Contorno, em Várzea Nova.
Espaço Inclusão e ações no esporte e lazer
Bruno de Cicinha apresentou a solicitação de calçamento da Rua Margarida da Nóbrega Morais, no Bairro Heitel Santiago, e propôs a criação de um “Espaço Inclusão” nas festividades do São João de Santa Rita, com foco na acessibilidade e na inclusão de pessoas com deficiência.
Alysson Gomes também requisitou a pavimentação da Rua Julita Alves, no Loteamento Jardim Miritânea, visando atender à crescente demanda de mobilidade urbana.
Projetos de Lei
Em relação aos projetos de lei, João Alves propôs a denominação da Praça do Povo em Santa Rita como “Praça do Povo Prefeito Severino Maroja”, além da criação do Fundo Municipal de Cultura. Também foi sugerida a concessão de folga remunerada aos servidores públicos municipais no dia do seu aniversário.
Farias de França apresentou dois projetos de lei que tratam da denominação de ruas e prédios públicos no município. Já David Santana sugeriu a concessão de benefícios fiscais para empresas que contratem pais ou responsáveis legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo a redução de carga horária sem prejuízo salarial. Também foi proposta a redução de carga horária para servidores públicos municipais que sejam pais ou responsáveis de crianças com TEA.
Alysson Gomes trouxe à tona a proposta da “Ficha Limpa Municipal”, estabelecendo critérios para nomeações para cargos comissionados, além da criação de políticas públicas de prevenção à violência contra educadores no município.
A vereadora Josicleide Vicente, também conhecida como Cleidinha de Digão, propôs um projeto que obriga a afixação de cartazes informativos sobre os direitos dos pacientes nas unidades de saúde públicas e privadas de Santa Rita.
Encaminhamentos
Todos os projetos apresentados foram encaminhados para análise nas comissões da Casa Legislativa, onde passarão por estudo detalhado antes de serem submetidos à votação.
Mín. 20° Máx. 28°