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Cabedelo implanta Central de Interpretação de Libras e dá passo importante no objetivo de se tornar cidade integralmente acessível

Município sai na frente mais uma vez com desenvolvimento de ações e políticas públicas inclusivas

30/04/2025 às 11h41 Atualizada em 30/04/2025 às 11h43
Por: Nailson Júnior Fonte: SECOM CABEDELO
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Cabedelo implanta Central de Interpretação de Libras e dá passo importante no objetivo de se tornar cidade integralmente acessível

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD), deu mais um importante passo rumo à construção de uma cidade mais acessível e inclusiva com a inauguração, nesta quarta-feira (30), da Central de Interpretação de Libras (CIL).

O espaço, que funciona na Sede da Secretaria, fará parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), e tem como objetivo garantir o direito à comunicação das pessoas surdas por meio do atendimento com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo o acesso igualitário a serviços públicos e situações cotidianas.

A Central funcionará como um elo entre a comunidade surda e os diversos setores da sociedade, oferecendo apoio em atendimentos médicos, jurídicos, educacionais, sociais, entre outros, tanto de forma presencial quanto por videochamadas.

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A CIL é um marco no cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), reafirmando o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade, da cidadania e da dignidade das pessoas com deficiência.

"Hoje, reafirmamos nosso compromisso com uma cidade que acolhe, respeita e valoriza cada um de seus cidadãos. A inclusão da comunidade surda, por meio da atuação essencial de intérpretes de Libras, é um passo concreto na construção de uma sociedade mais justa e acessível. Mais do que cumprir um dever legal, investir na acessibilidade é reconhecer que todas as formas de expressão são legítimas e merecem espaço. É garantir que todos tenham o direito de se informar, participar e pertencer. Continuaremos avançando, com empatia e responsabilidade, para que ninguém fique para trás”, destacou o prefeito André Coutinho.

"Temos um respeito muito grande à comunidade surda que tinha essa reinvindicação.  Além disso, a gente já vinha tentando desenvolver esse trabalho e agora vai ser de fato e de direito. A importância de termos uma CIL dentro da Secretaria é  que eles agora terão uma referência quando necessitarem do serviço. Temos uma demanda muito grande, tanto de interpretação de vídeos, quanto de atendimentos em todas as áreas. O surdo não precisa avisar que vai, ele vai! E dentro do município de Cabedelo, ele tem um suporte profissional pra acolhê-lo", completou a secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Gabrielle Soares (Gaby da Inclusão).

O serviço será gratuito e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08h  às 14h para agendamento, na sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência. A intérprete de Libras responsável pelos agendamentos e acompanhamentos do serviço será Jéssica Viana. Ela também celebrou essa conquista do município e destacou sua importância.

"A comunidade surda de Cabedelo tem visibilidade atualmente, exatamente por causa do que a gestão desenvolve. Porém, por muito tempo, ela foi esquecida. Importante também lembrar que, dentro do âmbito público municipal, tem inclusão, mas nos demais serviços e áreas não tem. E o surdo precisa ir numa delegacia, num médico, etc. Ele precisa de um suporte maior e nós reconhecemos que a CIL dará mais apoio e acolhimento", afirmou a intérprete.

Quem também comemorou foi o representante daqueles que serão mais beneficiados pela instalação da Central de Interpretação de Libras. Paulo Aquiles ganhou, como nova função, ser o tradutor surdo da CIL em Cabedelo.

"Nós vamos ter uma intérprete aqui. É uma grande conquista! A gente poder ir em qualquer lugar e ser facilitada a nossa comunicação, até porque tem locais que não conseguimos ter comunicação alguma. Às vezes o surdo precisa ir numa delegacia, num médico, num banco e, se não tiver um intérprete para ir junto, pode acontecer um grande problema. Tem local que é mais fácil, como uma padaria, onde com esforço ainda dá pra ser compreendido, mas tem outros que realmente não dá. Numa farmácia, por exemplo, podemos comprar uma medicação errada! Eles não sabem conversar com a gente. É sempre um problema. Por isso, estamos muito felizes com a implantação deste serviço", concluiu Paulo, por intermédio de interpretação de Libras.

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