O vereadores da Câmara Municipal de Santa Rita apresentaram diversas propostas voltadas ao desenvolvimento urbano e à melhoria dos serviços públicos. Entre os requerimentos apresentados, o destaque ficou por conta da vereadora Josicleide Vicente (Cleidinha de Digão), que propôs o estudo técnico para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no Bairro Popular.
Segundo a parlamentar, a população da região enfrenta grandes dificuldades para acessar atendimento emergencial.
“Sabemos que temos uma UPA em Tibiri II e que vive superlotada. O Bairro Popular é bastante habitado, com muitas mães que não têm como levar seus filhos e idosos que precisam se deslocar com dificuldade”, justificou.
Além da proposta da nova UPA, Cleidinha também reivindicou a construção de um Centro de Hemodiálise no município e a garantia do fornecimento de fitas para medição de glicemia capilar.
Outros parlamentares também apresentaram requerimentos voltados à infraestrutura. O vereador Epitácio Viturino solicitou a padronização das luminárias em LED nas principais ruas do Distrito de Várzea Nova, além da pavimentação de vias nos loteamentos Dois Irmãos e Boa Vista, no mesmo distrito.
João Alves pediu a pavimentação asfáltica da Rua Senhor dos Passos, situada por trás da Cincera, enquanto Bruno de Cicinha cobrou o calçamento das ruas Cirilo Dias (Várzea Nova) e Severino Tranquilino (Portal Tibiri).
Já o vereador Wagner Lucindo apresentou um conjunto de requerimentos: além do calçamento de diversas ruas em Lerolândia, solicitou a reforma da Capela de Santana, no engenho Gargaú, e a doação de barracas aos comerciantes locais para viabilizar a realização da Feira do Agricultor, no Distrito de Bebelândia.
Na área de esportes e educação, o vereador Otávio Bernardino solicitou a construção de um ginásio poliesportivo na Escola Índio Piragibe, no Bairro Popular, e sugeriu que a rede pública municipal passe a oferecer cursos extracurriculares sobre Introdução à Inteligência Artificial e Educação Financeira.
Anésio Alves também focou em políticas públicas com impacto social: defendeu a criação do Programa Pão e Leite, a construção de um Parque Linear na Rua Pedro Lins de Albuquerque (Heitel Santiago) e a distribuição de materiais esportivos para equipes e atletas que disputam competições oficiais.
Jaqueline Justino, por sua vez, reforçou a necessidade de infraestrutura esportiva, solicitando iluminação, reforma dos vestiários e construção de alambrado e mureta no Campo do Leão, em Marcus Moura. Também propôs a inclusão do Dia das Mães no calendário oficial de eventos do município.
Anderson Liberato reforçou a pauta de infraestrutura ao pedir pavimentação e saneamento básico em ruas dos bairros Marcus Moura, Tibiri II, Heitel Santiago, Jardim Europa, Sol Nascente e Vidal de Negreiros.
Irmão Josivaldo apresentou propostas de revitalização do campo O Nobertão, no bairro Heitel Santiago, e defendeu ações de capacitação para trabalhadores de mercados públicos nas regiões de Marcus Moura, Heitel e Várzea Nova.
David Santana solicitou calçamento de ruas e cobertura para recreação na Escola Municipal Tiradentes, no bairro Alto da Cosibra.
Além dos requerimentos, dois vereadores apresentaram projetos de lei com temáticas relevantes. A vereadora Cleidinha de Digão propôs o programa “Fila Zero”, que visa dar transparência às filas de espera do SUS municipal.
Já o vereador Alysson Gomes apresentou três projetos:
Um que cria ponto de apoio para trabalhadores de aplicativo;
Outro que trata da utilização de medicamentos à base de Cannabis para fins medicinais, com distribuição gratuita mediante prescrição;
E um terceiro que propõe a priorização de mulheres como beneficiárias de programas habitacionais no município.
Todos os projetos foram encaminhados para análise nas comissões competentes, onde devem ser avaliados antes de seguirem para votação em plenário.
Mín. 25° Máx. 29°