A Comissão Especial de Estudos sobre o Esporte, presidida pelo vereador Raoni Mendes (DC), realizou, na manhã desta sexta-feira (11), a primeira ação do grupo: uma visita técnica na Vila Olímpica Parahyba, localizada no bairro dos Estados. O complexo esportivo sedia até este sábado (12) a disputa pelo Troféu Sérgio Silva de natação.
“Nessa primeira ação da Comissão, estamos aqui prestigiando a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba, que tem a primeira presidente eleita mulher, Luciana Rabay, e participa desse evento regional, o Troféu Sérgio Silva, que é conhecido por todos. Cerca de 700 atletas estão participando. Nós temos gente do Brasil inteiro e a Câmara está aqui se fazendo presente. Vamos levar o debate para a Casa sobre a importância do esporte para o desenvolvimento da criança e do adolescente”, destacou Raoni Mendes.
O vereador afirmou também que a ideia é buscar investimentos para que outros campeonatos aconteçam na Capital paraibana. “Nós vamos ter uma mini Vila Olímpica, proposta pelo prefeito Cícero Lucena, lá no antigo Clube Astréa. Quando vemos a prioridade de uma gestão que visa o esporte como ferramenta de desenvolvimento, a gente vai atrás de todas as formas de recursos para poder dar o suporte necessário para cada modalidade”, explicou.
O presidente da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, Sérgio Silva, agradeceu ao povo paraibano a gentileza e a presteza, além de exaltar a região com a melhor lâmina d’água da América do Sul. “Não existe melhor lâmina d'água do que aqui na Paraíba. Nós, da CBDA, agradecemos. Sou nordestino e tenho muito orgulho de vocês paraibanos nos darem isso aqui. Já passamos a ser a competição com maior número de atletas, são cerca de 700”, comemorou, enfatizando que a competição regional tem proporções de um campeonato brasileiro.
A presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (FEAP), Luciana Rabay, destacou a importância dos apoiadores para a realização de eventos. “É muito importante ter a participação da Câmara, porque nós precisamos de apoio. Como assumi há pouco tempo, não tive tempo de procurar patrocinador, apoios, emendas. Quando surgiu essa oportunidade, eu disse: vamos realizar com o dinheiro que o próprio evento vai gerar e, depois, a gente se organiza”, declarou Luciana, salientando que sempre precisa de apoio e patrocínio, porque a FEAP possui cinco esportes aquáticos de modalidades diferentes, subdividido em diferentes categorias. “Então, são muitas competições e muitas atividades”, enfatizou.
Mín. 25° Máx. 29°