O aluno concluinte da rede municipal de ensino de Cabedelo, João Vitor Freire, foi destaque em duas importantes competições estadual e nacional. Ele estuda no 9° ano da escola municipal Major Adolfo Pereira Maia e tem o diagnostico de transtorno do espectro autista.
João Vitor conquistou o 2º lugar estadual no Prêmio MPT, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, na Escola e 3º lugar nacional na Maratona Tech, idealizada pelo Movimento Tech e realizada pela Associação Cactus.
Na competição estadual, João desenvolveu uma atividade na categoria Conto com o título "Segurança na Escola" e contou com a orientação da professora de língua portuguesa, Valnécia Oliveira.
Já na Maratona Tech, competição pedagógica de nível nacional, João Vitor ficou em terceiro lugar (bronze) no nível 2, competindo com alunos de mais de 4.400 escolas, dentre privadas e públicas do país inteiro. O aluno foi orientado pelo professor de matemática Ednaldo Queiroz e produziu o trabalho abordando o tema "segurança nas ruas".
Integrante da educação inclusiva de Cabedelo, João Vitor recebe todo suporte da PMC e sempre se destacou em sala de aula e é elogiado por seu potencial e dedicação.
"Ano após ano, nós temos colhido os frutos da sala de recursos, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e nós percebemos a importância desse trabalho nesses momentos, quando os alunos chegam premiados. João Vitor não é o primeiro, a gente vem seguidamente emplacando bons resultados. Isso nos dá a certeza de que temos feito um trabalho de inclusão no caminho certo, principalmente do olhar individualizado e da valorização do potencial de cada aluno. João é um aluno brilhante! Ele está dentro do espectro, mas isso não o define, pois tem um potencial extraordinário. A prova disso é que se destacou nestes concursos e em categorias difíceis. Estamos nos despedindo dele com tristeza, mas com alegria também, pois sabemos que ele vai ganhar o mundo", afirmou a supervisora escolar do Adolfo Maia, Sara Cardoso.
A educação inclusiva no município de Cabedelo vem destacando a necessidade de não haver discriminação. É um trabalho específico, mas voltado para a inclusão de todos, sem exceção. Com João Vitor não foi diferente. Ele afirmou que sempre se sentiu acolhido no ambiente escolar.
"Foi uma experiência muito boa. Eu nunca tinha participado destes projetos antes e me senti muito feliz em receber a notícia de que eu tinha sido classificado para ganhar prêmios. E a partir daí, me identifiquei com os trabalhos e falei de temas importantes para todos. Neste ano estou me despedindo do Adolfo com um pouco de tristeza, porque eu gostaria de ficar um pouco mais aqui com os coordenadores, diretores, supervisores e também com muitas amizades que fiz. Mas sigo em frente, conhecer novas oportunidades e abrir novas portas", afirmou João Vitor.
"Acompanhei e orientei João Vitor sobre o projeto Maratona Tech em Cabedelo, e o fato é que tivemos uma ascendência maior no Adolfo Maia. Mas todos os alunos que participaram estão de parabéns. Aqui a educação inclusiva é prioridade e devemos contribuir com esse desenvolvimento, com essa nova forma também de educar. O triunfo é dos alunos, mas a escola forneceu as ferramentas e o professor, que é apenas um veículo, uma orientação. O aluno em questão demonstrou capacidade, facilidade, aplicação, dedicação e compromisso com o projeto em si", destacou o professor Edinaldo Queiroz.
Projeto MPT na escola – O projeto consiste em abordar, de forma acolhedora e dinâmica, com o intuito de transformar a realidade social, a temática sobre os direitos das crianças e adolescentes, prevenção e erradicação do trabalho infantil. É uma iniciativa que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O concurso recebeu inscrições em quatro categorias: conto; poesia; música e desenho.
Maratona Tech - Essa é a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil, idealizada pelo Movimento Tech e realizada pela Associação Cactus. Seu objetivo principal é despertar o interesse de estudantes pela tecnologia, independentemente de seu conhecimento prévio ou recursos escolares. Além disso, conecta jovens da educação básica com oportunidades e possibilidades em tecnologia.
Mín. 23° Máx. 29°