Nesta segunda-feira (4) o vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), participou, a convite, de uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, em homenagem aos 30 anos da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). A solenidade foi uma iniciativa da deputada federal Érika Kokay (PT/DF).
Cumprindo agenda de reuniões e compromissos políticos em Brasília-DF – buscando garantir novos recursos para obras, ações, serviços e projetos em João Pessoa – o vereador Marmuthe, principal representante das pessoas com deficiência e pessoas com Síndrome de Down na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), fez questão de prestigiar o evento em homenagem à FBASD, que realiza um trabalho de destaque na defesa dos direitos deste segmento da sociedade.
“Antes era apenas um compromisso político. Hoje virou uma missão de vida. Sou pai atípico, de uma criança com Síndrome de Down, e sou um representante, com muito orgulho, desta causa. Através do nosso mandato, temos notabilizado a cidade de João Pessoa como uma capital inclusiva, uma cidade que dá visibilidade e oportunidades para este importante segmento da sociedade. Temos um acervo de legislações, de nossa autoria, que garantem, ampliam e dão visibilidade aos direitos da pessoa com Trissomia 21. As nossas leis têm sido referência para outras cidades, para outros estados, e algumas estão sendo discutidas aqui na Câmara e no Senado Federal. A gente tem dado a nossa contribuição para o fortalecimento da inclusão, acessibilidade, geração de oportunidades e respeito à dignidade da pessoa com Síndrome de Down”, disse Marmuthe.
Sobre a Federação – A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) tem por finalidade agregar associações, fundações e outras formas de movimentos sociais, pessoas jurídicas, em favor do desenvolvimento global das pessoas com Síndrome de Down e de sua qualidade de vida, bem como defender seus direitos e garantias fundamentais – os valores da vida, ética, solidariedade, inclusão escolar, laboral e social, em especial o de viver plenamente em sociedade. A Federação Down visa a garantia dos direitos da saúde, da educação, da assistência social, do trabalho, da cultura e de outras áreas, em relação, preponderantemente, à Síndrome de Down e, de modo geral, em relação a todas as deficiências intelectuais, sem deixar de defender, sempre que necessário, a causa da pessoa com deficiência.
“Estou nesta luta e me considero um ser humano abençoado por Deus, pois tenho encontrado uma razão maior de poder continuar na política. Porque tenho a certeza absoluta que através da política a gente tem dado uma contribuição para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa e mais digna. Eu sempre peço a Deus para que Ele me dê forças, discernimento e sabedoria para fazer sempre a boa política, que serve as pessoas e que, de fato, garante direitos para aquelas mais vulneráveis, que mais precisam da atenção do Poder Público. Contem com o nosso mandato, nossa força, amor e devoção a esta causa. Estou à disposição de todos”, concluiu Marmuthe.
Mín. 24° Máx. 29°