A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba por meio de esforços empregados entre os dias 25 a 28 de outubro, obteve resultados expressivos no combate às condutas criminosas. Ao todo, seis veículos foram apreendidos e duas pessoas foram flagradas conduzindo com a capacidade psicomotora alterada pelo uso de bebida alcoólica ou droga.
A primeira ação ocorreu na última sexta-feira (25), no município de Soledade-PB, na BR-230, km 215, por volta das 13h20, quando uma equipe da PRF visualizou uma motocicleta com sinais de adulteração estacionada próximo a um posto de combustível. Os agentes abordaram uma Honda CG 150 Titan, cuja placa não correspondia aos padrões do DETRAN-PB. Após uma minuciosa análise, foi constatado que a motocicleta havia sido adulterada. A moto, havia sido furtada em João Pessoa-PB em 2019, ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Judiciária do município, onde serão tomadas as medidas legais cabíveis para fazer a devolução ao seu legítimo proprietário.
No início da noite do mesmo dia, por volta das 18h, desta vez no município de Campina Grande-PB, também na BR-230, km 165, um homem de 40 anos foi flagrado conduzindo um Hyundai HB20 com sinais de adulteração. Durante a fiscalização, os policiais constataram que o veículo original havia sido roubado em Recife-PE em agosto deste ano. O condutor informou ter adquirido o veículo de uma terceira pessoa. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia e poderá responder pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Já durante fiscalização realizada na manhã do sábado (26), por volta das 07h, no município de Cajazeiras-PB, na BR-230, km 505, um homem de 37 anos foi flagrado dirigindo um caminhão sob o efeito de anfetaminas. A PRF abordou o veículo e constatou que o motorista estava há mais de 24 horas consecutivas dirigindo sem realizar paradas para descanso. Durante a fiscalização, foram apreendidos 71 comprimidos de anfetamina, o indivíduo já havia ingerido quatro comprimidos para se manter acordado. O motorista foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos e responder pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada.
No decorrer da tarde do mesmo dia, por volta das 12h37, no município de Capim-PB, equipe da PRF realizava deslocamento quando visualizaram uma Honda Titan 125 com placa fora dos padrões. Prontamente, o veículo foi abordado. Durante os procedimentos de rotina, os agentes perceberam irregularidades na placa e demais elementos identificadores. O condutor, que informou ter adquirido a motocicleta em um anúncio online, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária de Mamanguape-PB, onde poderá responder pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Um acidente envolvendo um Ford Ecosport e uma motocicleta Honda CG 160 ocorreu no final da tarde do sábado (26), por volta das 17h30, na BR-101, km 29, em Rio Tinto-PB. O condutor do carro, um homem de 45 anos, colidiu com a motocicleta, ferindo levemente o motociclista, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após o teste do bafômetro, foi constatado que o motorista do carro estava embriagado, com o resultado de 0,72 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Em decorrência do acidente e do resultado do teste, o condutor foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária para prestar esclarecimentos e responder pelo crime de embriaguez ao volante.
Na manhã do domingo (27), por volta das 9h15, policiais rodoviários federais abordaram um Fiat Siena com registro de roubo na BR-230, em Campina Grande-PB. O condutor de 39 anos apresentou documentos do veículo com inconsistências e confessou ter adquirido o carro de um conhecido. Após investigações, a PRF confirmou a origem ilícita do veículo. Diante das evidências, o homem foi detido e encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos e poderá responder pelo crime de receptação.
A próxima ação ocorreu no final da tarde do mesmo dia, por volta das 17h30, em Queimadas-PB, quando equipes da PRF em ação conjunta com oficiais da Polícia Militar (PMPB) localizaram um Volkswagen Gol com indícios de adulteração estacionado próximo a um Estádio. Após uma inspeção minuciosa, os policiais constataram que o carro havia sido adulterado e que o veículo possuía registro de roubo ocorrido em Parnamirim–RN em 2021. O condutor de 29 anos, informou ter adquirido o carro em um site de classificados. Diante das evidências, o homem foi detido e encaminhado para a delegacia, onde poderá responder pelos crimes de adulteração e receptação.
Um adolescente de 16 anos foi flagrado pela PRF em Queimadas-PB, durante a noite, por volta das 19h30, conduzindo um Hyundai HB20 com sinais de adulteração. Durante a abordagem na BR-104, km 139, os policiais constataram que o carro havia sido adulterado e que o veículo possuía registro de roubo em Camaragibe–PE no mês de abril deste ano. O adolescente informou ter adquirido o carro de um desconhecido de Pernambuco por meio de anúncio na internet. O jovem foi encaminhado à delegacia, juntamente com sua responsável legal, para responder por ato infracional análogo ao crime de adulteração e receptação.
Todos os veículos envolvidos nas ocorrências anteriores foram encaminhados para as autoridades cabíveis. Nenhuma ocorrência criminal relevante foi registrada na última segunda-feira (28).