O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8 milhões de associados, foi reconhecido em dois dos principais rankings de economia e negócios do Brasil - “Maiores e Melhores 2024” da Revista Exame e “Valor 1000”, anuário organizado pelo Jornal Valor Econômico. Ambos são referências nacionais na avaliação das principais empresas de capital aberto ou com dados públicos, segundo critérios pré-definidos por institutos de pesquisa.
“Externalizar que o sentimento de pertencimento não é uma simples retórica, mas uma prática institucional em todos os quadrantes organizacionais da instituição. Verdadeiramente, o Sicredi se preocupa com o bem-estar social e econômico de sua comunidade. Sem distinção, acolhe, orienta, motiva e preserva as pessoas, construindo uma sociedade mais próspera”, destaca o diretor executivo da Central Sicredi Nordeste, Wellington José da Silva.
Na premiação da 51ª edição da Melhores e Maiores 2024, o Sicredi foi a empresa campeã na categoria “Cooperativas”, ao ocupar o primeiro lugar no Ranking, e o 32º lugar na categoria “Maiores”, em ranking com as 1000 maiores empresas do país, considerando todos os setores. A instituição financeira também ocupa - por meio do Banco Cooperativo Sicredi, uma das estruturas do Sistema -, o 10º lugar na categoria “Bancos”, ranking que engloba 105 participantes.
Com metodologia desenvolvida pela Exame, em parceria com o Ibmec, uma das mais conceituadas escolas de negócios do país, o ranking Melhores e Maiores analisa não somente os indicadores financeiros e contábeis, como também a diversidade na gestão, boas práticas ambientais e de governança. A premiação engloba as maiores empresas em 16 setores, incluindo as categorias de bancos e cooperativas.
Já no ranking do Valor 1000, anuário do Jornal Valor Econômico, o Sicredi conquistou o sétimo lugar na categoria “100 Maiores Bancos”. Além disso, também se destacou em outras 9 categorias do guia, que considera o balanço combinado do Sistema. Entre os destaques, ocupou a 6ª colocação entre os 20 maiores em Operações de Crédito e em Depósitos Totais, e o 7º lugar entre os 20 maiores em Receita de Intermediação, melhor Resultado Operacional sem Equivalência Patrimonial e os mais Rentáveis sobre o Patrimônio Médio, entre os grandes.
Entre os pontos que ajudam a entender o destaque do Sicredi, Wellington Silva aponta a elaboração do ‘Novo Ciclo Estratégico 2025’. “Isso criou um ciclo muito virtuoso, disseminando nas cooperativas um tratamento mais humanizado e colaborativo por parte das lideranças. Estas atitudes foram amparadas por um excelente portfólio de ferramentas motivacionais: políticas de remunerações e de aprendizados, tendo na essência do cooperativismo o principal insumo”, enumera o diretor executivo da Central Sicredi Nordeste.
Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Serasa Experian, a 24ª edição do Valor 1000 analisa 27 setores não financeiros da economia brasileira, as 1000 maiores empresas do país, as 50 maiores por região e oferece um panorama completo do setor financeiro, que inclui a classificação dos 100 maiores.
Mín. 23° Máx. 28°