O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado neste domingo (23). A data foi criada para celebrar os profissionais e encorajar jovens a seguir a carreira em diferentes áreas da Engenharia.
As mulheres vêm ganhando destaque na construção civil, ainda majoritariamente masculina. Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em 2021, apenas 19,5% dos profissionais registrados eram mulheres. Embora minoria, o número representa um crescimento de 16% em comparação com o ano anterior.
Um exemplo disso é a Delta Engenharia, uma das 100 maiores construtoras do Brasil, onde mulheres ocupam diversos cargos. Para a CEO da Delta Engenharia, Cida Medeiros, o número de mulheres nos canteiros de obras deve crescer de forma mais consistente nos próximos anos, considerando fatores como o aumento da participação das mulheres nos cursos de engenharia.
“Estamos andando na direção da equidade do mercado de trabalho da construção civil. Enxergamos a evolução da última década, mas também temos conosco a responsabilidade dos próximos anos. Temos hoje mulheres em todos os nossos canteiros de obra porque sabemos do seu potencial e competência. A Delta é uma empresa inclusiva, temos isso no nosso DNA e esse é, sem dúvida um dos nossos grandes diferenciais,” analisa a CEO da Delta Engenharia.
A presença feminina em cargos antes ocupados por homens inspira novas gerações de profissionais. Viviane França, estudante de Engenharia Civil, dá os primeiros passos na profissão como estagiária na construtora e já observa mudanças no setor. “Esperava uma empresa predominantemente masculina, mas aqui me deparei com diversas referências femininas nos canteiros de obras,” revela.
Mín. 24° Máx. 28°