Sábado festivo da feira das feiras... O animado som do forró atraiu feirantes, fregueses e turistas para o Espaço Cultural da Feira Central de Campina Grande. Era dia de "Forró do Rojão", um tradicional evento da feira, que surgiu para divulgar e incentivar os trabalhos musicais e artísticos na Feira Central. Com o apoio da Associação de Comerciantes e Feirantes, o evento promove oficinas, shows musicais, artesanato, cultura e educação para quem trabalha ou frequenta o local. Nesta edição junina de 2022, o educador social Fredi Guimarães promoveu a música, o cordel e a fotografia, com a participação de artistas locais e convidados do Rio de Janeiro.
O forró foi embalado pela música dos artistas Wagner Sanfoneiro, Thierry do Acordeon, Fredi Guimarães, Berg e Gilberto José, o Gilberto de Caturité. Sucessos nacionais e canções mais conhecidas no Nordeste fizeram a alegria de quem passava pelo local. Outra expressão muito popular no Nordeste, o cordel teve como representantes locais a professora Ivone Agra e o poeta feirante Tiago Duarte. Ivone lançou o folheto "O roubo da santa no mês de maio" e Tiago distribuiu o folheto "O trabalhador da feira central de nossa cidade".
A animação paraibana também esteve presente no varal fotográfico com imagens feitas pelo fotógrafo Leo Salo, que documentou a Festa de São João no distrito de Galante. As fotografias fazem parte do projeto "O melhor do maior São João do mundo, que além da fotografia, utiliza a poesia de cordel para exaltar a cultura das festas juninas. Representando a capoeira, Lara Meneguelli e Jéssica de Oliveira também exibiram imagens do Grupo de Estudos Capoeira Angola Resiste.
ROJÃO - a palavra é uma expressão popular que na Feira Central de Campina Grande representa a labuta, o trabalho diário. Valorizando todo o esforço dos feirantes, veio a ideia de chamar este evento multicultural de "Forró do Rojão"