(MEI)

Número de pequenos negócios cresce durante o ano de 2021 na Paraíba

Falta de planejamento financeiro pode contribuir para fechamento precoce das empresas

14/01/2022 15h07
Por: Nailson Júnior
Fonte: Pauta Comunicação

A pandemia marcou a economia brasileira em 2020 e 2021. Mas, no último ano, o destaque positivo ficou por conta das pequenas empresas que foram as responsáveis pela geração de renda e oportunidades. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados disponibilizados pela Receita Federal, o número de pequenos negócios abertos na Paraíba aumentou 18% entre os meses de janeiro e novembro de 2021, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

 

Apesar do crescimento positivo, a falta de planejamento pode ocasionar o fechamento precoce das empresas e é importante que os empreendedores fiquem de olho na gestão financeira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência e esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos. Entre os principais motivos estão a falta de capital (20%) e falta de lucro (7%), o que mostra a importância de um planejamento anual de gastos para uma boa gestão da empresa.

 

O objetivo do planejamento financeiro é dar suporte ao gestor na tomada de decisão, como por exemplo, o impacto financeiro de contratar mais um colaborador ou a disponibilidade de recursos para adquirir uma nova máquina ou equipamento.

 

E a tecnologia pode ajudar os pequenos empresários. O diretor da plataforma financeira YpControl, Cláudio Piomonte, afirmou que é comum os gestores de empresas menores negligenciar a gestão financeira, pelo fato de acumularem várias funções. “O pequeno geralmente faz tudo sozinho, cuida de produção, de venda e acaba não tendo controle de tudo. Com isso, em um momento de crise, a empresa começa a se endividar e pode acabar fechando as portas”, justificou.

 

Para facilitar o trabalho dos gestores, plataformas como o YpControl, com foco na saúde e eficiência financeira de pequenas empresas, são boas soluções, com baixo custo. “Por meio dela, é possível visualizar informações como contas a pagar e a receber, inadimplência, fluxo de caixa, capital de giro, emitir boletos e notas fiscais e gerenciar os contratos. Basta alimentar a plataforma com as informações e os dados e relatórios poderão ser acessados de qualquer lugar para tomadas de decisões”, explica Cláudio

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h35
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida