Transplantes

Central de Transplantes registra primeira doação de múltiplos órgãos de 2022 na Paraíba

Após uma cirurgia de cerca de 3 horas, foram retirados fígado, rins e córneas. Todos os órgãos foram destinados para receptores paraibanos.

10/01/2022 10h39
Por: Nailson Júnior
Fonte: Secom PB

A Central Estadual de Transplantes registrou, na noite do último sábado (8), a primeira doação de múltiplos órgãos de 2022 na Paraíba. A iniciativa do gesto foi da família de um adolescente de apenas 12 anos, que estava internado no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, e teve diagnóstico de morte encefálica confirmado após complicações ocasionadas por encefalopatia hipóxico isquêmica, que é uma síndrome clínica neonatal decorrente de um episódio grave e prolongado de isquemia ou hipóxia que ocorre antes ou durante o momento do parto.
 
Após uma cirurgia de cerca de 3 horas, foram retirados fígado, rins e córneas. Todos os órgãos foram destinados para receptores paraibanos. O fígado foi implantado em uma mulher de 51 anos, o rim direito foi encaminhado para uma adolescente de 14 anos e o rim esquerdo, transplantado em uma adolescente de 16 anos. As córneas foram levadas para análise no Banco de Olhos.
 
Para a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central, Rafaela Carvalho, a iniciativa tem um importante significado para os receptores e familiares. “Para nós é muito gratificante poder transformar a vida de alguém, devolver a esperança de sonhar, voltar a ter uma rotina normal e conseguir desenvolver atividades que antes estavam impossibilitadas por conta das condições clínicas instáveis. E essa transformação vai além de beneficiar só o receptor, muda também a vida das famílias e amigos,” ressaltou.
 
Doação de órgãos - A doação de órgãos tecidos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que esperam em uma fila. Conscientizar a população sobre o gesto é fundamental.
 
Para ser doador não é necessário deixar a informação por escrito, mas é fundamental comunicar à família o desejo da doação. Após o diagnóstico de morte encefálica, a família é consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos.
 
Lista de espera - Atualmente, 516 pacientes aguardam um transplante na Paraíba, sendo 311 esperando uma córnea, cinco por um coração, 15 por fígado e 185 por rim.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h55
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI