Skincare

Saiba como evitar o envelhecimento precoce da pele, cabelos e unhas

Dermatologista do Plano de Saúde Unimed JP dá dicas de skincare e tratamentos preventivos

01/12/2021 14h18
Por: Nailson Júnior
Fonte: Vivass Comunicação
O envelhecimento cronológico da pele acompanha a idade e é natural, porém, fatores externos podem acelerar esse processo e causar alterações na pele, cabelos e unhas, que não refletem necessariamente esse período. Por morarmos em um local onde  tem sol intenso o ano todo, a dermatologista cooperada do plano de saúde Unimed João Pessoa, Elen Oliveira, orienta que medidas são necessárias para manter a pele e cabelos saudáveis. "Assim como a exposição ao sol, a poluição, tabagismo, má alimentação e algumas patologias, são fatores que podem acelerar esse processo”, conta.
 
Problemas autoimunes ou metabólicos, assim como menopausa precoce — já que a falta de hormônios pode levar ao envelhecimento acentuado — também são causas do envelhecimento precoce da pele. “Os principais sintomas são pele sem vida, sem viço, com manchas, opaca, desidratada, com flacidez, aspereza e aumento das linhas de expressão. Já os cabelos ficam mais porosos, grosseiros, sem vida e surgem os fios brancos de maneira antecipada devido ao stress oxidativo”, explica.
 
As unhas também revelam sinais de envelhecimento, segundo a dermatologista. “Nos pés, elas se tornam mais grossas e nas mãos mais finas com linhas marcadas e frágeis”, destaca.
 
Como evitar — Para impedir o envelhecimento precoce é preciso combater os fatores que podem desencadear essa condição. “Evitar a exposição intencional ao sol, usar sempre filtro solar, hidratar a pele, evitar álcool em excesso e tabagismo. É importante  utilizar produtos adequados para o seu tipo de pele e que estimulem a produção de colágeno”, orienta a dermatologista. 
 
A alimentação e a prática de atividades físicas também são aliados importantes. Uma boa nutrição vai repercutir na pele, uma vez que a ingestão de vitaminas e minerais são essenciais. “A dieta também deve ser rica em proteínas, já que o colágeno é uma proteína estrutural da pele e a escassez dela reduz a firmeza. Já a atividade física promove um metabolismo melhor, reduz o peso e impacta a pele e cabelo. Assim como dormir bem, vai deixar a pele descansada e sem olheiras”, destaca a Elen.
 
Elen Oliveira orienta que é preciso fazer um checkup anual, assim como é feito com cardiologista e ginecologista. “É preciso acompanhar os cabelos, pele e unhas. Mesmo pacientes sem nenhuma queixa específica podem se beneficiar de uma rotina de skincare ou algum tipo de tratamento preventivo. Não é preciso esperar que se instale algum problema de maneira mais acentuada para começar a se tratar”, recomenda.
 

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é uma cidade costeira próxima da foz do rio Paraíba, no leste do Brasil. A sua cidade velha é conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau. A igreja de São Francisco, do século XVI, tem azulejos portugueses pintados no pátio e uma capela ornamentada com ouro. As praias de Tambaú e Cabo Branco estão repletas de bares e discotecas, além de lojas que vendem artesanato local de madeira e cerâmica.
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h15
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI