Reforma de imóvel

Reforma de imóvel: saiba quando é necessário contratar um profissional

Está precisando de uma reforma em seu imóvel, mas não sabe se há a necessidade de contratar um profissional? Veja aqui algumas dicas de como identificar problemas mais graves e acionar o serviço certo.

01/12/2021 13h41
Por: Nailson Júnior
Fonte: Ana Paula

Está precisando de uma reforma em seu imóvel, mas não sabe se há a necessidade de contratar um profissional? Veja aqui algumas dicas de como identificar problemas mais graves e acionar o serviço certo. 

Realizar uma obra em casa: quem nunca passou por essa situação? Independente do tamanho dessa reforma, todos os brasileiros já precisaram realizar alguma mudança em seu imóvel, independente de qual seja o motivo.

A maior incidência de reformas está entre os imóveis antigos, visto que muitos deles já possuem problemas estruturais. Contudo, uma obra não se resume somente a isso e nem sempre apenas aquela casa de 100 anos necessita de mudanças, tendo apartamentos novos, que pedem urgentemente uma obra.

Pensando nas diferentes motivações para começar uma obra, criamos um pequeno tutorial de reforma de imóvel a fim de mostrar se é necessário contratar um profissional para a mudança que você deseja e outros aspectos importantes neste momento. Veja aqui e entenda sobre o assunto! 

Obra: sinônimo de dor de cabeça?

Quando se fala de obras, o primeiro estigma que vem em mente é “dor de cabeça”. As pessoas, de um modo geral, pensam que a reforma de imóvel é somente um problema, que tumultua o cotidiano e atrapalha em inúmeros quesitos.

Contudo, você já parou para pensar que  isso pode ser um equívoco? O dinheiro está sendo gasto para uma melhoria e, apesar de haver alguns infortúnios no meio do caminho, tudo é realizado para um bem maior no futuro. 

Ou seja, quando iniciar uma obra em seu imóvel nunca ache que será uma dor de cabeça. Apesar de ser um tanto quanto barulhento e sujar bastante os locais em reforma, tudo está sendo feito para consertar ou apenas melhorar algo na casa. 

Como saber se preciso de um profissional?

Um problema muito comum na hora de iniciar a reforma de imóvel é saber se a mudança necessária realmente precisa de um profissional. Em todos os casos indicamos a contratação deste, porém nem sempre há alguém especialista disponível para o serviço.

Por isso, para sanar suas dúvidas sobre o assunto, mostraremos alguns motivos comuns entre os brasileiros para iniciar uma obra e quais delas realmente necessitam de um profissional. É importante destacar novamente que indicamos um especialista em qualquer situação, porém cabe a sua escolha contratá-lo ou não. 

Problemas elétricos

Em casos de problemas elétricos, em hipótese alguma faça a reforma sem um especialista ao seu lado – a não ser que você seja profissional do ramo e tenha conhecimento suficiente para lidar com situações do tipo.

Para mexer com a fiação de um imóvel é necessário muito cuidado, visto que qualquer erro pode queimar todo o sistema de energia da casa e até mesmo causar um acidente grave. Independente se a internet explique direito como realizar os procedimentos, nunca se arrisque realizando sozinha essa mudança!

 

Se o problema para chamar um especialista é a falta de recursos, vale até mesmo recorrer a um empréstimo com garantia de imóvel e aproveitar para realizar uma manutenção geral no sistema elétrico. 

Problemas de encanamento

Quanto aos problemas relacionados ao encanamento, nem sempre é necessária uma reforma de imóvel com um profissional ao lado – a depender da gravidade desse infortúnio que está na encanação de sua casa. 

Se uma pia está entupida, por exemplo, muito facilmente pode-se usar um desentupidor líquido ou até mesmo aquelas ferramentas de sucção para solucionar. Contudo, se estão surgindo infiltrações ou a pia não desentope com nada, deve-se chamar o profissional. 

Problemas estruturais

Outro fator que, em hipótese alguma, pode ter interferência de pessoas leigas no assunto é problema estrutural. A reforma de imóvel com essa questão exige muito cuidado até mesmo de profissionais, devido à gravidade que uma estrutura danificada pode apresentar.

Já imaginou você, que sabe apenas o básico sobre estrutura, mexer nas vigas de seu imóvel? Isso é um tanto quanto arriscado e pode levar até mesmo a acidentes graves, que causam mortes em todo o mundo.

Reforma no visual/ornamentação

Por último, para encerrar a pequena listinha de uma reforma de imóvel, a mudança no visual e na ornamentação pode ser feita com o auxílio de um profissional de design de interiores ou até mesmo de um arquiteto, contudo não é algo sempre necessário.

Para mudar esses aspectos basta você analisar seu gosto e colocá-lo em tintas para paredes, móveis e até mesmo decorações. Sem sombra de dúvidas, se você tiver o auxílio de um profissional, essa mudança será muito mais fácil, mas ela não é precisa, apenas uma escolha.

Onde buscar recurso para iniciar a sua reforma?

Ao fim vimos que é possível iniciar uma obra com ou sem a presença de um profissional, a depender de qual parte será modificada. A reforma de imóvel é uma maneira de mudar os aspectos do lugar onde se vive e melhorá-lo para comodidade e outros.

 

Contudo, independente da necessidade de contratar ou não um profissional e do tamanho da reforma, ela sempre demandará algum recurso.  Se você está precisando de dinheiro para iniciar a sua reforma, contate uma empresa do ramo e faça um empréstimo com garantia. É a forma mais rápida e segura de iniciar a reforma que seu imóvel precisa. 

 

 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h25
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI