Puerpério

Saiba o que é puerpério e entenda a importância de uma rede de apoio à mulher nesse período

Após o nascimento do bebê a mãe continua passando por mudanças e precisa de auxílio e acolhimento

25/11/2021 13h38
Por: Nailson Júnior
Fonte: Vivass Comunicação
A "montanha-russa" emocional que acontece com a maioria das mulheres durante a gravidez não acaba no parto. O puerpério, período que dura no mínimo 45 dias após o nascimento do bebê, também é marcado por muitas mudanças para a mãe, tanto físicas quanto emocionais. A puérpera, além de ter que lidar com essas mudanças, precisa atender às necessidades do recém-nascido e, por esse motivo, uma rede de apoio pode ajudá-la nesse período tão desafiador e, ao mesmo tempo, apaixonante da vida da mulher.
 
Nos primeiros dias, há um turbilhão de emoções que se somam a carência de sono, dor física, isolamento social, mudança na percepção de sua imagem corporal e até de sua identidade. “A mulher e seu bebê, que antes eram um, agora passam a ser dois, interligados pela dependência do recém nato. Isso gera autocobranças que podem levar a quadros mentais que precisam ser percebidos e corrigidos a tempo de não se transformar em estágios mais severos de depressão ou psicose puerperal”, destaca a ginecologista cooperada do plano de saúde Unimed João Pessoa, Maria Morais.
 
Estatisticamente, a prevalência de sintomas de tristeza é mais intensa entre o 3° e 5° dia do puerpério, geralmente relacionados às alterações hormonais e entre 50% e 85% das mulheres apresentam algum sintoma depressivo neste período, conhecido como baby blues. Já a depressão, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 25% das mães, os sintomas são mais profundos e duradouros. “Por isso, se percebe a necessidade de uma rede de apoio na qual a mulher possa se sentir segura, acolhida, encorajada para superar as mudanças”, alega.
 
As mudanças corporais se somam aos cuidados com o bebê, autocuidado, amamentação, planejamento familiar, sexualidade e também o relacionamento. “O parceiro, muitas vezes, também tem conflitos como disputa de afeto, por exemplo”, expõe a ginecologista.
 
O que fazer - A psicóloga da equipe de Promoção da Saúde do Plano de Saúde Unimed João Pessoa, Monique de Fátima, orienta como auxiliar a mulher durante essas mudanças e alterações no corpo e na rotina de sono e a amamentação. “Os cuidados necessários são primeiramente os preventivos, investir atenção, dedicação, tempo e afeto para ajudar a mãe evitando que ela adoeça. Caso ela já esteja doente, os mesmos investimentos são necessários para o tratamento”, explica.
 
Para Monique, a rede de apoio tem seu papel na divisão justa de tarefas que este momento requer. “Não é justo esperar que alguém com diversas alterações físicas — inclusive dores — e emocionais tenha que dar conta de si e de outra pessoa totalmente dependente”, alerta.
 
É aí que a rede de apoio, que é a família, amigos e sociedade, precisa agir e assumir seu papel. “Apoiar pode ser cuidar do bebê, arrumar a casa, cuidar da mãe, do pai, dos irmãos do bebê. Assim como fazer as refeições, lavar e passar a roupa, ouvir as novas experiências e tantas outras atividades cotidianas que se acumulam nos primeiros dias e meses da chegada de um bebê ao seu lar”, completa.
 

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 19h03
27°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 24°
29°

Sensação

17 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida