Robótica

Educação de Cabedelo promove oficina de introdução à robótica para alunos do Ensino Fundamental I

. A iniciativa propõe a realização de uma série de Oficinas de Robótica que tem, entre outros objetivos, introduzir conceitos básicos de Robótica Educacional para alunos dos Anos Iniciais.

25/11/2021 02h12
Por: Nailson Júnior
Fonte: SECOM CABEDELO

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo o Projeto Robokids/2021, destinado aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal. A iniciativa propõe a realização de uma série de Oficinas de Robótica que tem, entre outros objetivos, introduzir conceitos básicos de Robótica Educacional para alunos dos Anos Iniciais.

 O Projeto Experimental se insere nas estratégias da Escola de Robótica desenvolvida na rede municipal de ensino, sob coordenação do Setor de Tecnologia Educacional (STE). As aulas tiveram início no último dia 17, com alunos da Escola Edlene de Oliveira Barbosa. E nesta quarta-feira (24), a ação teve continuidade com os alunos do Centro Integrado Imaculada Conceição.

O investimento e o trabalho desenvolvido pela Escola junto ao alunado têm possibilitado que Cabedelo venha, nos últimos anos, obtendo destaque em competições locais e nacionais. Além de buscar reconhecer talentos natos, incentivar novos talentos e despertar o interesse pela Robótica e Educação Tecnológica, a iniciativa também visa preparar quadros para competições futuras, quando inseridos no Fundamental II.

“O objetivo da robótica é justamente trazer o ensino tecnológico para as crianças desde pequenas, sendo a maior preocupação inserir esses jovens, que serão adultos e futuros profissionais, na perspectiva de um mercado de trabalho que vai estar totalmente modificado e mediado por tecnologias como a inteligência artificial. A meta das oficinas é permitir o primeiro contato a alunos que não tem acesso ou não tem consciência, mesmo quando manipulam, do que é robótica. Trazemos então a robótica para o contexto deles, no nível em que eles sejam capazes de compreender e permitir que tenham uma nova visão de mundo. Eles passam a conhecer, mas também a reconhecer a robótica no meio em que vivem”, explicou o consultor de robótica, Luciano Pinto.

As oficinas foram ofertadas a alunos dos 3º, 4º e 5º anos das escolas selecionadas, e cada unidade teve acesso a 04 Oficinas, com carga horária de 3h30min cada, realizadas no contraturno do aluno. Cada grupo de trabalho é composto por 12 alunos, e contam com a monitoria de alunos veteranos (Projeto Equipe Avançada da Escola de Robótica).

“ Em nossa escola acolhemos todos os projetos que o STE vem propondo. Já há algum tempo, adotamos a robótica e reconhecemos sua importância e o quanto as crianças, assim como seus pais, amam esse projeto. A escola abraça a iniciativa e temos uma parceria muito bacana com o STE”, comentou a gestora do Centro Imaculada Conceição, Virgínia Leite.

 

O STE conta com a coordenação pedagógica da Profª Vanusa Valério; a consultoria em Robótica de Luciano Pinto e tem como professores Valdo Fernandes Cavalcante, Lucialdo de Souza Neves Filho e Lauro Pires Xavier Neto, e o apoio administrativo de Widayane Luna Mariz.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 19h13
27°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 24°
29°

Sensação

17 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI