Educação

Prefeito lança ‘Escola de Gente Grande’ e amplia acesso ao EJA com qualificação profissional

O projeto foi lançado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra na tarde desta quarta-feira (24).

25/11/2021 02h02
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria PMJP

O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vai ganhar um novo caráter no município de João Pessoa. Isso será possível por meio do projeto ‘Escola de Gente Grande’, que vai levar o programa para as comunidades e aliar a alfabetização ao ensino profissionalizante. O projeto foi lançado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra na tarde desta quarta-feira (24).

“É importante se colocar no lugar das pessoas e perceber a importância da educação em todas as fases da vida. Eles vão poder identificar o destino de ônibus, ver placas de anúncio, se qualificar e entrar para o mercado de trabalho. É muito bom poder trabalhar para melhorar o futuro das pessoas”, afirmou Cícero Lucena.

As turmas ofertadas no projeto ‘Escola de Gente Grande’ atendem o primeiro segmento, que corresponde aos ciclos I e II da EJA, de alfabetização. Neste caso, serão ofertados cursos de zelador de prédio e horticultor de legumes orgânicos. O segundo segmento, que corresponde aos ciclos III e IV, oferta os cursos de qualificação para cuidador de idosos, agente comunitário de saúde ou telemarketing.

Foram criadas 25 turmas, que atende a 431 estudantes. As aulas foram iniciadas já em setembro deste ano. “Quando olhamos as contas da Prefeitura, encontramos R$ 3 milhões parados desde 2012 e percebemos que poderíamos utilizar na EJA. Buscamos um projeto junto à UFPB, além da participação das secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social, para reduzir o número de analfabetos”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro.

As novas turmas contemplam diversos bairros e comunidades da Capital: Mangabeira, Saturnino de Brito (Distrito Mecânico), Jardim Veneza, Mandacaru, Altiplano, Timbó (Bancários), Thiago Nery (Cidade Verde), Patrícia Tomaz (Valentina), São José, Gramame, Colinas de Gramame e Engenho Velho (Gramame).

A estudante Adeilda da Silva, moradora da comunidade Thiago Nery, aprovou o projeto. “Estou aprendendo a escrever o meu nome, tenho uma professora excelente. Temos muita gente sem leitura nas comunidades, então agradeço ao prefeito Cícero Lucena por ele levar isso até nós”, declarou.

Ainda estiveram presentes na mesa a professora Dra. Adriana Diniz, que representou a UFPB; a secretária executiva da Educação, Luciana Dias; a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec, professora Drª Clévia Carvalho e a chefe da Divisão da Educação de Jovens e Adultos da Sedec, Socorro Diniz.

Serviço – Os interessados em se matricular podem entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa pelo telefone 3218-9280. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h51
28°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
31°

Sensação

17 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida