Natal de 2021

Mais de 62% dos consumidores paraibanos devem presentear no Natal

Segundo o levantamento, mais de 62% dos paraibanos pretendem presentear na data e movimentar o comércio!

22/11/2021 15h55Atualizado há 5 dias
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

 

Para o comércio, o Natal é a data mais esperada do ano já que movimenta um grande número de vendas. E, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2021 do Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INPES) da Fecomércio Paraíba, a expectativa será correspondida já que 62,12% dos paraibanos pretendem dar presentes neste Natal, ou seja, seis em cada 10 pessoas mostraram o desejo de presentear na data.

O Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, espera que o final de ano seja promissor para as vendas. “Esta confiança do consumidor paraibano é resultado dos dados crescentes da economia em nosso estado. A expectativa é que este desejo de presentear se transforme em um grande volume de vendas e, consequentemente, gere mais emprego e renda para a população”, destacou.

Neste ano, mais uma vez, os filhos serão os que mais receberão presentes, indicados por 52,50% dos consumidores, seguidos pelos namorados ou cônjuge (40,63%), mãe (27,50%) e pai (16,88%).

 

Produtos preferidos, estimativa de gastos e formas de pagamento

Por mais um ano, as peças de vestuário e os calçados ficaram como as principais opções de presente, citados por 62,57% e 21,93% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em terceiro lugar com 21,39%. Em seguida aparecem eletrodomésticos e eletroeletrônicos (13,37%). Desta categoria, o mais citado foi smartphone/celular (40,00%). Os consumidores ainda disseram que vão presentear com perfumes (11,23%) e cosméticos (5,35%), além de vários outros itens dos mais diversos setores do comércio varejista.

Em média, o gasto estimado com os presentes neste fim de ano deve ficar em torno de R$198,80 por consumidor. A maioria dos entrevistados (37,97%) pretende gastar entre R$101 e R$250 com as compras, enquanto 35,83% dos consumidores afirmaram que darão presentes de até R$100. Já os que pretendem gastar acima de R$800 totalizam 4,28%. Na análise por sexo, as mulheres (42,11%) serão mais generosas e pretendem comprar presentes com valores entre R$101,00 e R$250,00.  Já a maioria dos homens (40,22%) vai procurar as famosas lembrancinhas de até R$100,00.

Em relação à forma de pagamento, a preferência dos consumidores é o pagamento a prazo, citado por 52,94%. Destes, 97,98% vão utilizar o cartão de crédito e a maior parte (28,87%) pretende parcelar a compra em três pagamentos. Já a opção pelo pagamento à vista foi citada por 47,06% dos entrevistados, sendo que a maior parte destes (48,86%) vai utilizar o dinheiro em espécie, 29,55% pretendem fazer débito automático e 21,59%, PIX. É importante destacar que esta opção está ligada aos descontos que serão oferecidos.

 

Local e período de compras

A maior parte dos paraibanos (58,29%) vai dar preferência aos shoppings centers para fazer suas compras. Em seguida, aparecem as lojas localizadas no Centro de João Pessoa (32,09%). As compras via e-commerce obtiveram a terceira maior indicação, com 25,13% do total. Como os respondentes podiam informar mais de um local, o total ultrapassa os 100%.

A maioria dos consumidores realizará suas compras em dezembro, sendo 58,82% no início do mês e 20,32% na semana do Natal. Esse grupo afirma que deixará para fazer as compras mais próximo da data na expectativa que aumentem as ofertas. Já 18,18%, que buscam lojas mais vazias para escolher melhor os produtos, realizarão as compras ainda no mês de novembro e também por aproveitarem a Black Friday, que acontece na última semana de novembro. Por outro lado, 2,14% de respondentes vão aguardar as liquidações que normalmente acontecem em janeiro para realizarem as compras.

 

13º salário e situação financeira

O estudo procurou saber o destino que os consumidores darão ao 13º salário neste ano: 38,46% pretendem poupar/economizar; 35,58% vão usar o 13º para pagar dívidas; e 29,81% usarão para realizar as compras natalinas. Como é possível a utilização do 13º para diferentes fins, o somatório das respostas ultrapassa os 100%.

A pesquisa também ouviu a avaliação feita pelos consumidores sobre sua situação financeira neste momento em relação a que tinha no Natal do ano passado. Do total, 39,53% informou que a situação financeira continuava a mesma que tinha em igual período de 2020. Já um percentual de 20,60% afirmou que está com situação financeira melhor este ano. Destes, 66,13% tiveram aumento da renda, 20,97% conseguiram se engajar no mercado de trabalho ou familiares conseguiram algum emprego, 14,52% quitaram suas dívidas e 12,90% se sentem mais seguros no emprego. Por outro lado, 39,20% afirmaram estar com os rendimentos menores este ano.

 

Perfil do consumidor

A maioria dos respondentes é do sexo feminino (54,49%). Em relação ao estado civil, os casados ou em regime de união estável (45,18%) aparecem em maioria, seguidos pelos solteiros com 42,52%. Os entrevistados têm, em sua maioria, mais de 51 anos (20,93%), seguidos por aqueles com idades entre 33 e 38 anos (20,27%). A maior parte dos entrevistados possui ensino superior completo (36,54%), seguidos pelos que possuem ensino médio completo (32,56%).

Já em relação à faixa de renda, os que recebem entre um e dois salários mínimos aparecem na frente, com 31,23% do total. Um menor número de entrevistados tem renda maior que 10 salários mínimos (2,99%). E um percentual de 8,64% afirmou não possuir renda, são pessoas que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado de trabalho, desempregados, dependentes financeiros do cônjuge ou estudantes. Quanto à ocupação, a maior parte dos entrevistados trabalha em empresas privadas (43,19%), seguidos pelos autônomos/profissional liberal (15,95%).

 

Metodologia

A Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2021 foi realizada com 301 consumidores selecionados de forma aleatória nos principais pontos do comércio varejista da Região Metropolitana de João Pessoa entre os dias 3 e 12 de novembro de 2021. Para que o trabalho apresentasse resultado satisfatório foi calculado um erro amostral de 5,65% e um nível de confiança de 95,00%.

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