Protetor solar

Entenda a importância de usar protetor solar mesmo nos dias nublados ou à sombra

Brasil é o país que recebe mais irradiação solar do mundo e especialista do Plano de Saúde Unimed JP alerta para os danos à pele

19/11/2021 14h35
Por: Nailson Júnior
Fonte: Vivass Comunicação

A incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, e o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo, de acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar. Com isso, a pele da população sofre devido aos efeitos dos raios - especialmente quem mora na região Nordeste. 

Segundo o dermatologista e oncologista cutâneo, Otávio Sérgio Lopes, médico cooperado do Plano de Saúde, Unimed João Pessoa, os altos índices ultravioletas geram, ao longo da vida, agressões à pele. A orientação do especialista é utilizar protetor solar sempre, mesmo que não haja exposição direta ao sol. “Os principais danos causados são o envelhecimento precoce e o aumento do risco de câncer de pele. O uso permanente do protetor solar gera grande benefício a longo prazo”, orienta.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que pessoas de todos os tipos de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol, porém alguns grupos têm maior risco. Pessoas com pele e olhos claros, sardas, e cabelos claros ou ruivos, bem como quem possui antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade de se bronzear e pintas precisam redobrar os cuidados. “Pacientes que têm alto risco de desenvolver câncer de pele devem usar protetor todos os dias, com a ressalva de monitorar o nível de vitamina D3, pois quando ela baixa, traz problemas para os ossos e aumenta risco de cânceres internos”, alerta.

Raios UVA e UVB - A radiação UVB é mais intensa durante o verão, devido às altas temperaturas e é responsável pelas queimaduras avermelhadas na pele. Já a UVA penetra mais profundamente na pele, sendo intensa não somente em dias de sol, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar o protetor solar diariamente.

Otávio Sérgio Lopes orienta que é preciso utilizar proteção mesmo quando a exposição ao sol é indireta. “A radiação ultravioleta sofre reflexão das superfícies, quanto mais branca a superfície, maior o reflexo e pode causar danos à pele”, explica o médico.

Creme, gel ou spray, as apresentações do produto são muitas, porém segundo o dermatologista, todos são equivalentes na proteção e o veículo apenas serve para se adequar ao tipo de pele. Já quanto ao fator solar existem diferenças. “Quanto mais alta a proteção, mais duradouro será o bloqueio”, ressalta.

Confira outros cuidados para evitar danos à pele causados pela exposição ao sol:

  • Usar chapéus, camisetas e protetores solares.

  • Evitar a exposição solar entre 10h e 16h. 

  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão, com proteção contra radiação UVA e UVB, e fator solar (FPS) 30, no mínimo.

  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. 

  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 12h02
31°
Nuvens esparsas Máxima: 31° - Mínima: 25°
35°

Sensação

19 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida