Prestação de contas

CMJP recebe relatório quadrimestral da Saúde nesta terça-feira

Além dessa prestação de contas, o Legislativo Municipal vai debater o direito à cesariana e a conscientização sobre a psoríase

25/10/2021 09h52Atualizado há 1 mês
Por: Nailson Júnior
Fonte: Secom CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebe o relatório de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referente ao Primeiro quadrimestre de 2021 a partir das 11h desta terça-feira (26). Além dessa audiência pública, o plenário Senador Humberto Lucena sediará mais duas sessões especiais nesta semana. 

 

O representante da Saúde Municipal comparecerá à audiência pública na Câmara para prestar contas dos meses de janeiro a abril de 2021, em cumprimento ao artigo 36 da Lei Complementar 141/2012, que regulamenta o inciso 3º do artigo 198 da Constituição Federal, para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde. A Lei estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com essa área nas três esferas de governo e dá outras providências.

 

Outros eventos da semana

 

Já na quarta-feira (27), acontece a primeira sessão especial da semana, a partir das 9h, a fim de debater ‘O direito de as gestantes optarem pelo parto por cesariana’, tendo garantida a autonomia do médico, da paciente e a segurança do binômio materno fetal, conforme resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.144/2016. A vereadora Eliza Virgínia (PP) foi a autora da proposta para a discussão.

 

“O parto cesáreo, ou cesariana, consiste em uma cirurgia realizada no hospital em que o obstetra realiza um corte na região abdominal. A cesariana é indicada em situações em que o parto normal apresentaria maior risco para a mulher e o recém-nascido. Há um debate fervoroso sobre o tema. Existem diferentes pontos de vistas sobre a melhor maneira de conduzir um parto, no que diz respeito a benefícios e malefícios que uma intervenção cirúrgica pode causar à mãe e ao bebé”, justificou a propositora.

 

O último evento da semana acontece na sexta-feira (29), a partir das 9h, em alusão ao ‘Dia Nacional de Conscientização da Psoríase’ - 29 de outubro. O vereador Milanez Neto (PV) propôs a sessão especial para discutir o tema. 

 

“Todos os anos, em 29 de outubro, ‘Dia Nacional de Conscientização da Psoríase’, é realizada uma campanha para esclarecer que a psoríase não é uma doença contagiosa e tem inúmeras opções de tratamento. Conscientizar a população e explicar como identificar a psoríase, seus planos terapêuticos e como os pacientes podem conviver com a doença, é uma forma de inibir a discriminação daqueles que possuem a doença. Por se tratar de assunto local, constitui uma política pública que está em sintonia com a promoção do bem-estar dos munícipes, devendo ser debatido nesta Cassa Legislativa com as organizações sociais e governamentais”, defendeu Milanez Neto.

 

Os eventos acontecem de forma híbrida em atenção às normas de prevenção à Covid-19, com transmissão pelos seguintes canais oficiais de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa: Tv Câmara (canal aberto 6.2 e Net 23); Rádio Câmara FM 88.7; YouTube (tvcamarajp) e Portal da CMJP (WWW.joaopessoa.pb.leg.br).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h32
27°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 24°
29°

Sensação

17 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI