Intestino saudável

Saiba porque o intestino é considerado o segundo cérebro e como mantê-lo saudável

Órgão possui neurônios e age independente do Sistema Nervoso Central

05/10/2021 15h03
Por: Nailson Júnior
Fonte: Vivass Comunicação
O intestino não precisa do cérebro para ‘tomar decisões’, ele possui um sistema nervoso autônomo, que permite funcionar “sozinho”, independente do Sistema Nervoso Central (SNC). O órgão é chamado de segundo cérebro por especialistas devido a ser constituído por, pelo menos, meio bilhão de neurônios. De fato, mais do que apenas processar a comida que ingerimos, o intestino saudável é a chave para o bem-estar geral do corpo.


“O intestino produz neurotransmissores, como mensageiros, que são importantes para o bem-estar do organismo e podem, inclusive, influenciar em distúrbios psiquiátricos”, explica a gastroenterologista Amanda Rosa Leal de Oliveira, médica cooperada da Unimed João Pessoa.

Segundo ela, o órgão é essencial para a integridade de todo o organismo, graças às várias funções que ele desempenha. Por isso, hábitos que o mantenha saudável consequentemente refletirão em todo o corpo. “Uma dessas funções é a produção do hormônio serotonina, também produzido no cérebro, que é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento”, conta.

O intestino também é um aliado para manter a imunidade alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), é nele que vivem cerca de 70% das células imunológicas. Sendo assim, uma pessoa com problemas intestinais está mais vulnerável às doenças comuns. Por outro lado, uma dieta equilibrada ajuda a melhorar o microbioma intestinal. Quanto mais diversificada a dieta, melhor a saúde intestinal.

Cuidados — O gastroenterologista cooperado da Unimed João Pessoa, Pedro Ferreira Filho, destaca que o intestino tem uma flora riquíssima, com inúmeros microorganismos, responsáveis por regular diversas funções do organismo e é preciso estar atento aos sinais de que algo não está bem. “O surgimento de alterações do hábito intestinal como constipação, conhecida como prisão de ventre, diarreia, dores abdominais ou perda de sangue pelas fezes, são alertas e é importante consultar um especialista para investigar os sintomas”, diz.

“Uma alimentação saudável, rica em fibras, frutas, legumes e bastante água, evitando o excesso de carne vermelha e frituras são hábitos importantes a serem seguidos. Assim como a prática regular de atividades físicas e evitar o ganho de peso”, orienta Pedro Ferreira Filho.

Veja dicas para melhorar a saúde digestiva e o microbioma intestinal:

  • Diversifique a alimentação;
  • Adicione alimentos ricos em fibras e reduza carboidratos e açúcares;
  • Mastigue devagar;
  • Identifique e trate intolerâncias alimentares;
  • Faça, pelo menos, cinco refeições por dia e não pule o café da manhã;
  • Pratique atividades físicas;
  • Reduza o nível de stress;
  • Evite álcool, cafeína e comidas apimentadas, caso tenha algum sintoma de problema intestinal;
  • Durma melhor;
  • Beba bastante líquido, de preferência mais de 1,5 litro por dia.

Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h25
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI