Opera Paraíba

Opera Paraíba realiza 278 cirurgias de catarata no Hospital do Bem, em Patos

Ela é uma das 278 pessoas, de 24 municípios do sertão, contempladas com essa primeira etapa de cirurgias coletivas.

20/09/2021 17h27
Por: Nailson Júnior
Fonte: Secom PB

Maria Aparecida da Nóbrega, professora aposentada, 68 anos, da cidade de Várzea, foi uma das pacientes contempladas com o Projeto Opera Paraíba, que realizou 278 cirurgias, nos dias 16,17 e 18, no Hospital do Bem, em Patos. Há quase dois anos que a professora aguardava a chamada para realizar o procedimento, feito no último sábado (18). Ela é uma das 278 pessoas, de 24 municípios do sertão, contempladas com essa primeira etapa de cirurgias coletivas.
 
“A médica tinha requisitado essa cirurgia ano passado e eu ia fazer em novembro, mas por causa da pandemia, tudo ficou suspenso. Eu já estava me organizando para pagar particular, quando recebi o chamado da Secretaria de Saúde e estou muito feliz de ter conseguido e estou grata por tudo isso, primeiro a Deus e depois aos gestores”, disse a Sra. Maria, que integrou um grupo de 10 pacientes de sua cidade. 
 
O agricultor Joaquim dos Santos, 71 anos, morador do Sítio Pé de Serra, da cidade de São José do Bonfim, esperava pela cirurgia desde 2019 e no último sábado fez o procedimento. Acompanhado da sua esposa, a Sra. Francisca Marta, ele disse que estava ansioso e agradeceu o atendimento recebido na unidade. “Como esse hospital é bonito e as pessoas muito educadas. Já gostei de tudo”, disse ele.
 
A aposentada Maria de Fátima Costa do Nascimento, de 67 anos, da cidade de Emas, esperou quase 12 anos para poder realizar a cirurgia de catarata e foi uma das primeiras a realizar o procedimento no primeiro dia do mutirão. “Estou muito alegre em fazer essa cirurgia. Há muito tempo que eu esperava esse momento e finalmente ele chegou e estou gostando muito do atendimento, do prédio que é muito bonito e da forma como tudo está acontecendo”, disse Maria de Fátima, que foi atendida pelo oftalmologista Daniel Medeiros Stropp, que junto com os colegas Manoel Costa Frazão de França e Sidneyy Toscano de França foram os responsáveis pelos procedimentos.
 
A agricultora Maria Vanuzia Simão, de 43 anos, da cidade de Junco do Seridó, saiu de sua cidade às 6h para realizar o procedimento também na quinta-feira, e estava bastante feliz pela oportunidade. “A minha mãe esperou muitos anos para realizar essa mesma operação, mas, graças a Deus e à iniciativa do pessoal da saúde, eu não precisei esperar muito tempo. Eu só tenho a agradecer primeiro a Deus e depois a todos daqui que estão atendendo todo mundo muito bem”, disse ela. 
 
O diretor geral do Complexo Hospitalar de Patos, Francisco Guedes, ao qual o Hospital do Bem está integrado, explica que os pacientes que fizeram o procedimento já vieram regulados via Secretarias Municipais de Saúde junto com a Secretaria Estadual de Saúde. “Não fomos nós que agendamos as cirurgias, mas a gerência de saúde que recebeu da SES o quantitativo para cada município da 6ª Região de Saúde e as cotas respectivas foram distribuídas aos municípios que identificaram os pacientes elegíveis para participar do mutirão e essa lista foi consolidada na SES, após a confirmação dos dados, e o Hospital do Bem cedeu o espaço para a realização dos procedimentos”, afirma o gestor, lembrando que a rotina do Hospital do Bem não foi alterada nos três dias de realização do Opera Paraíba. “Com exceção do volume de pessoas na recepção, tudo o mais funcionou sem nenhuma alteração”, reitera ele.

A responsável pela 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena, comemorou o sucesso das atividades do ‘Opera Paraíba’ em Patos. “Ocorreu tudo dentro do programado e estamos muito felizes de termos realizado a quase totalidade dos procedimentos agendados. Das 300 cirurgias ofertadas, a gente realizou 278. Só tivemos 22 faltas e mesmo assim não por questões nossas, mas das pessoas que agendaram e não compareceram”, destacou Liliane, lembrando que outras ações do Opera Paraíba ainda serão realizadas em Patos. No primeiro dia do mutirão foram realizadas 92 cirurgias, no segundo dia, foram mais 96, e no sábado outras 90 cirurgias.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 01h22
24°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 24°
24°

Sensação

11 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida