Voz

Especialista dá dicas para evitar problemas e o envelhecimento precoce da voz

torrinolaringologista Erich Melo, médico cooperado da Unimed João Pessoa, aponta o que é prejudicial e o que se deve fazer para garantir a saúde vocal

Nailson Junior

Nailson JuniorCrônicas PBNews

31/08/2021 17h19
Por: Nailson Júnior
Fonte: Vivass Comunicação

Falar muito sem intervalo de repouso e com uma intensidade excessivamente forte caracterizam o abuso vocal e podem gerar prejuízos para quem precisa trabalhar com a voz. Para garantir a saúde vocal, a orientação do otorrinolaringologista Erich Melo, médico cooperado da Unimed João Pessoa, é criar “ilhas de descanso vocal”. Isso significa se programar para ficar em repouso e discursar em um volume mais confortável. “Fazer muito esforço para falar vai provocar vibração demasiada e pode machucar uma corda vocal na outra, causando as chamadas lesões. A mais conhecida é o nódulo, que gera disfonia (rouquidão)”, explica.

Não são apenas os cantores que usam a voz para trabalhar. Professores, telefonistas, vendedores, advogados e radialistas são alguns exemplos dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. “Essa população está bastante vulnerável a desenvolver a disfonia, não só pelo excesso de uso, mas também por situações desfavoráveis encontradas no ambiente de trabalho”, afirma.

De acordo com Erich Melo, a causa mais comum da rouquidão está associada às infecções bacterianas e virais das vias aéreas superiores e do abuso vocal, porém, também existem outras causas, como predisposição genética e hábitos de vida não saudáveis. “Controlar patologias crônicas, evitar o abuso do álcool e cigarro e de oxidantes como o estresse crônico são maneiras de amenizar ou prevenir o envelhecimento da voz”, destaca.

Outros problemas que atingem a voz são infecções virais agudas ou crônicas, irritações devido ao refluxo ou causadas pelo cigarro, por exemplo. “Outro grupo de lesões benignas são as de fonotrauma, que são os nódulos vocais, pólipos e edema de Reinke — que atinge a laringe. Problemas que são capazes de acometer a parte neurológica e muscular com paralisia da prega vocal também podem ocorrer”, explica o médico.

Prevenção - A prevenção é feita com hábitos de vida saudáveis. “Diminuir fatores estressantes, reduzir o consumo de álcool e cigarro, controlar doenças crônicas e também fazer exercícios para o fortalecimento muscular, prescritos por um profissional, auxiliam a manter a voz saudável por mais tempo”, informa o otorrinolaringologista. “Também existem técnicas cirúrgicas e até mesmo preenchimento com ácido hialurônico, da mesma forma que é utilizado na pele para proporcionar elasticidade”, conta.

Veja os principais cuidados para manter a saúde vocal:

*Evite alimentos pesados e gordurosos, que tornam a digestão lenta e favorecem o refluxo gastroesofágico;

*Caso tenha predisposição a alterações vocais, procure não ingerir bebidas gasosas, refeições condimentadas, chocolates e derivados do leite antes do uso intenso da voz;

*Dispense balas, sprays e pastilhas para aliviar qualquer sintoma, pois elas só mascaram o desconforto;

*Hidrate-se bem, tanto por via oral, ingerindo pequenos goles de água ao longo do dia, quanto topicamente, com inalações de água;

*Evite o consumo excessivo de cafeína, pois favorece o refluxo gastroesofágico e tem efeito desidratante.

Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

 

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h15
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida