Secult

Secult prepara exposições para IV Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande

As atividades foram iniciadas no último domingo, 15, e serão mantidas até 22 de agosto

18/08/2021 14h22
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria PMCG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Cultura (Secult) e da Educação (Seduc) realiza a IV Semana do Patrimônio Histórico e Cultural do Município. As atividades foram iniciadas no último domingo, 15, e serão mantidas até 22 de agosto, período em que  a população poderá prestigiar uma série de ações realizadas de forma híbrida.

Entre os dias 18 e 22 de agosto, na Galeria de Arte Evaldo do Ó, localizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, será mantida a Exposição “Intervenções no Patrimônio Edificado”, que pertence ao acervo do Museu Histórico de Campina Grande. 

Já no Centro Cultural Escola Parque Lourdes Ramalho estará a exposição “Patrimônio Industrial de Campina Grande”, que também faz parte do acervo do Museu Histórico. A população poderá visitar as duas exposições das 8h ao meio-dia, de segunda à sexta-feira, com controle limitado de público em respeito às medidas de combate à pandemia.

Dentro das comemorações desta quarta edição na Galeria de Artes Irene Medeiros, localizada no Teatro Municipal Severino Cabral, a exposição “Déco em Movimento” estará aberta à visitação até o dia 30 deste mês, de segunda à sexta-feira, nos horários de 8h ao meio-dia e das 13h às 18h. Na exposição, o fotógrafo Jorge Barbosa destacou a arquitetura em Art Déco presente em algumas ruas centrais de Campina Grande. Ele apresenta suas imagens em braille e também em áudio descrição, para os visitantes que possuem deficiência visual.

"Quando falamos em patrimônio de Campina Grande é vital a participação da Secretaria de Cultura. Desta forma, nós disponibilizamos exposições que enaltecem a história dos campinenses dentro das concepções artísticas, a exemplo das edificações históricas da nossa Rainha da Borborema. Nosso intuito é sempre evidenciar toda a pujança das nossas raízes e a Secult, participando da IV Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande, tem o comprometimento na valorização da memória e o importante papel em garantir a perpetuação da nossa identidade", afirmou Giseli Sampaio, secretária municipal de Cultura.

Campina na Escola

A Secult disponibilizou também todo o material artístico e documental do circuito de lives intitulado “Zabumba Lá”, que narrou a história dos grandes nomes de comunicadores que enalteceram a cultura popular. Os materiais contaram a história de Zé Bezerra, Zé Lagoa (personagem de Rosil Cavalcanti), Seu Vavá e Joacir Oliveira (“O Cabeção”).

Todos os materiais já exibidos, contemplados pelo Edital 003 - Audiovisual da Lei Aldir Blanc, também estão disponíveis para o Projeto Campina na Escola. Os curtas dirigidos por artistas campinenses transitam entre as mais variadas temáticas, provocando discussões de grande valia para o segmento educacional.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campina Grande - PB Notícias de Campina Grande - PB
João Pessoa - PB
Atualizado às 19h34
27°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
29°

Sensação

13 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI