Leite materno

Leite materno é o alimento mais completo e traz benefícios para o desenvolvimento da criança

Amamentação é benéfica para o crescimento ósseo e o ajuste muscular e deve ser mantida até os dois anos de idade, segundo orientação da OMS

02/08/2021 15h46
Por: Nailson Júnior
Fonte: Vivass Comunicação
O leite materno é o mais completo alimento para uma criança. Até os seis meses de vida, deve ser exclusivo e seguir, junto com outros alimentos, até pelo menos os dois anos de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, os benefícios da amamentação vão além do leite em si. Os movimentos do ato de amamentar também são benéficos para o desenvolvimento da criança. 
 
Segundo os especialistas, a amamentação é importante, por exemplo, para o crescimento ósseo e o ajuste muscular, especialmente da face. A fonoaudióloga Jully Anne Soares, mestre em odontologia e integrante da equipe do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria da Unimed JP, explicou que mamar no peito é um excelente exercício para a criança. 
 
Ela afirmou que, quando está mamando no seio, o bebê realiza movimentos que exercitam a respiração e a musculatura facial. A sucção do leite e a deglutição fortalecem os músculos faciais e direcionam a formação dos ossos do rosto. Amamentar ajuda, também, no fortalecimento e tonificação da língua, bochechas e lábios.
 
Experiência - A advogada Camila de Oliveira Duarte Patrício deu à luz ao seu segundo filho, Murilo, no dia 27 de julho, cerca de quatro anos após a primeira filha. Por causa do tipo de parto, conta que a experiência está sendo muito diferente, mas que ama amamentar e sabe de todas as vantagens de oferecer o leite materno aos seus filhos.
 
A primeira filha foi por meio de um parto normal. Já Murilo veio ao mundo com uma cesariana. “Com a primeira, eu estava sentada [para amamentar]. Desta vez, devido à recuperação da cirurgia, tive que começar deitada a amamentar. Por isso, demorou mais um pouco. Mas eu tive o auxílio da equipe do hospital e deu tudo certo”, contou. “Amamentar é mágico: bom para mim e para meu filho”, disse.
 
Incentivo permanente - Na Unimed João Pessoa, o incentivo ao aleitamento materno é feito diariamente. Quando a mãe descobre a gestação, pode participar de um curso do grupo de educação em saúde Mãe e Bebê, no qual grávidas são orientadas para uma gestação saudável e tranquila. Um dos módulos aborda a amamentação. Saiba mais em www.unimedjp.com.br/viver-melhor/grupos-educacao-saude.
 
No Hospital Alberto Urquiza, há Posto de Coleta de Leite Humano. O serviço conta com técnicas de enfermagem que realizam visitas nos apartamentos, orientando as mães sobre a amamentação, examinam as mamas e, quando necessário, fazendo ordenha. A equipe de fonoaudiologia também está atenta à correta forma de pegar o seio e às orientações sobre as vantagens de amamentar.
 
Mesmo após a alta hospitalar, se ainda restarem dúvidas sobre a amamentação, a Unimed JP oferece um serviço 24 horas para atendimento às mães. O Disque Amamentação funciona diariamente da semana. São dois números: 2106-0393, para ligações das 7h às 19h; e o 2106-0352, das 19h às 7h.
 
Agosto dourado – Desde o último domingo (1) até o próximo sábado (7), é comemorada a Semana Mundial da Amamentação. A data foi instituída pela OMS para incentivar o aleitamento materno. No Brasil, a iniciativa se desdobra em ações durante todo o mês de agosto.
 
Benefícios - Há uma série de benefício em consumir o leite materno, além das vantagens motoras apontada pela fonoaudióloga:
 
- Desenvolve o sistema imunológico do bebê, pois o leite materno protege o organismo contra infecções, como as otites e as infecções intestinais;
- Fortalece o vínculo mãe e bebê, fazendo com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade;
- Diminui o risco de alergia e asma;
- Evita doenças futuras como obesidade, diabetes e hipertensão;
- Evita cólicas, pois tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê;
- Amamentação diminui risco de câncer de mama.
 
Desvantagens em usar bicos - Usar os bicos artificiais (chupetas e mamadeiras) deve ser o último recurso em relação à alimentação do bebê nos primeiros meses de vida. Isso pode causar uma série de desvantagens, estéticas e motoras:
 
- Podem interferir no posicionamento adequado da língua;
- Podem implicar em alteração postural e muscular do rosto;
- Podem ocasionar a respiração oral;
- A mordida pode ficar aberta e o arco dentário estreito;
- Podem causar alterações dentárias;
- Aumentam a probabilidade de cárie.
 
Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.
 
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa 
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é uma cidade costeira próxima da foz do rio Paraíba, no leste do Brasil. A sua cidade velha é conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau. A igreja de São Francisco, do século XVI, tem azulejos portugueses pintados no pátio e uma capela ornamentada com ouro. As praias de Tambaú e Cabo Branco estão repletas de bares e discotecas, além de lojas que vendem artesanato local de madeira e cerâmica.
João Pessoa - PB
Atualizado às 02h25
22°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
22°

Sensação

7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI