Energia eólica

Potencial energético da Paraíba cria oportunidades para empresas de tecnologia

Esse cenário acaba beneficiando as empresas de tecnologia locais, que prestam serviços de manutenção e gerenciamento dos parques

30/07/2021 15h39
Por: Nailson Júnior
Fonte: Pauta Comunicação

Com a expansão da geração de energias renováveis no Brasil, estudos apontam o Nordeste como um local estratégico de enorme potencial de fontes de energia limpa e sustentável, como a eólica. De acordo com dados da Associação Brasileira da Energia Eólica, dos dez estados que mais produzem energia eólica do país, oito estão no Nordeste.

 

A Paraíba ocupa atualmente a nona posição no ranking, com 15 parques eólicos instalados e soma de potência  de 157,2 MW. A expectativa é de que esse cenário melhore ainda mais nos próximos anos, com a construção do parque eólico dos municípios de Junco do Seridó e Santa Luzia. O empreendimento tem investimento aproximado de R$ 1 bilhão e início da operação prevista para o início de 2023, com uma capacidade instalada de  242 MW, o suficiente para abastecer uma população de 1,5 milhão de pessoas. 

Por sua vez, um mapeamento realizado por órgãos do Estado evidenciou sete áreas distintas de relevante potencial eólico em toda a Paraíba, com 89% do potencial estadual estimado encontrado nas regiões da Serra e Planalto da Borborema. O estudo identificou as áreas com maior potencial para exploração e abriu caminhos para a instalação de novos parques a médio e longo prazo.

Além de uma maior conscientização sobre a necessidade de utilização de energias limpas e de condições geográficas favoráveis, o risco de racionamento devido à crise hídrica no Brasil em 2021 deve estimular ainda mais a expansão do mercado.

Empresas locais se beneficiam com expansão 

O momento é, assim, propício para investimentos no setor. O aquecimento do mercado de energia eólica gera diversas oportunidades para empresas locais de tecnologia, com a possibilidade de ofertas de produtos e serviços voltados para prevenção e manutenção dos parques eólicos instalados. 

Exemplos já postos em prática são a utilização de drones para realizar inspeções preventivas nas turbinas e o desenvolvimento de softwares de controle dos equipamentos. 

Automati, desenvolvido pela empresa paraibana Lieno Tecnologia, é um desses softwares de controle e monitoramento de redes de energia. Ele já é utilizado em grandes centros comerciais de João Pessoa e promove a automação do monitoramento da eficiência de redes de energia, alerta sobre a iminência de problemas e prevê a necessidade de futuras manutenções, auxiliando na redução de custos. É possível, assim, ter maior transparência na produção, consumo e controlar os riscos.

“Estamos sempre acompanhando os movimentos do mercado e aprimorando os serviços oferecidos, o que torna o ambiente propício para a concepção de ideias inovadoras. Temos uma expectativa muito grande e real nesse setor, uma vez que já dispomos de projetos e serviços disponíveis, como o Automati e protótipos de experimentação direcionados para manutenção preditiva”, explica Bruna Garcia, engenheira elétrica da Lieno Tecnologia.

Segundo Bruna, a perspectiva de novos investimentos em energia eólica e outras fontes de energia renováveis estimula a expansão das empresas que já existem e a criação de novas startups de tecnologia na Paraíba. “O cenário para os próximos anos é muito estimulante. Temos um grande potencial energético no nosso estado e, consequentemente, um enorme potencial de crescimento e surgimento das empresas de tecnologia”, conclui.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 02h25
22°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
22°

Sensação

7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida