Transplante

Hospital Alberto Urquiza faz captação de três órgãos de uma única paciente

Foram captados fígado, rins e córneas de uma mulher de 58 anos, que teve o diagnóstico de morte encefálica e a família autorizou a doação

28/07/2021 16h12
Por: Nailson Júnior
Fonte: Vivass Comunicação
Referência em procedimentos de alta complexidade na Paraíba, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley realizou, na última quinta-feira (22), uma captação de múltiplos órgãos para transplantes. Foram captados fígado, rins e córneas de uma mulher de 58 anos, que teve o diagnóstico de morte encefálica, e a família autorizou a doação. 
 
A cirurgia de captação de órgãos é complexa. Para a realização, é necessário um hospital estruturado e uma equipe bem treinada e preparada. “O hospital da Unimed João Pessoa tem toda a estrutura de equipamentos e centro cirúrgico para que essa captação seja um sucesso. Além disso, conta com uma equipe de saúde especializada e experiente”, declarou o cirurgião Cássio Virgílio, coordenador médico dos transplantes do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.
 
A forma que o órgão é captado vai repercutir diretamente no transplante. Para que o procedimento ocorra da melhor forma para o receptor do órgão, é preciso que a captação seja feita de modo correto.
 
Antes da captação dos órgãos, as equipes prestaram uma homenagem à doadora. Em reverência à paciente, os profissionais formaram um corredor no Centro Cirúrgico do Hospital Alberto Urquiza e fizeram uma oração silenciosa. Eles também agradeceram à família por ter autorizado a doação.
 
Importância da doação - Cássio Virgílio afirmou que viabilizar transplantes é um compromisso da Unimed JP com a população da Paraíba. “Mesmo sabendo que o transplante com os órgãos captados não seria feito no nosso hospital, por uma questão de respeito à fila de pacientes esperando um órgão, não poupamos esforços”, disse. 
 
O médico destacou a importância de as famílias doarem os órgãos para que vidas sejam salvas. “É preciso que as pessoas doem os órgãos de seus entes queridos para que esse trabalho seja feito”, pediu.
 
Transplante – O transplante mais recente realizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley ocorreu no dia 15 deste mês. O aposentado Martinho Fialho de Sousa, de 71 anos, recebeu um fígado novo, depois de quase dois anos de espera. Sexta-feira (23), ele teve alta do Hospital Alberto Urquiza para ir para casa ser cuidado pelos filhos, netos e bisnetos.
 
Emocionado, agradeceu à família do doador e deixou uma mensagem: “Doem órgãos para que outras pessoas recebam do jeito que recebi. Hoje, estou curado, graças a Deus”, disse.
 
A filha dele, Flávia Sousa, também fez um apelo para que as pessoas informem que são doadoras às suas famílias. “Digam em vida aos seus familiares que vocês desejam doar os órgãos. No final de tudo, são as famílias que decidem. E essa decisão pode mudar para melhor a vida de uma família como a minha”, ressaltou.
 
Pioneirismo - O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da rede de atendimento da Unimed JP, é pioneiro na realização desse tipo de procedimento na Paraíba. O primeiro transplante de fígado ocorreu em 8 de junho de 2004. Hoje, já são 77. A unidade também foi a primeira a realizar transplante de coração, sendo o primeiro no dia 23 de maio de 2004.
 
Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.
 
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp
 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 03h06
22°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
22°

Sensação

7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida