SÃO JOÃO

Saiba como aproveitar as delícias da culinária junina sem peso na consciência

O importante, principalmente para quem está acima do peso ou seguindo uma dieta, é comer as comidas típicas com cautela”, orienta.

Nailson Junior

Nailson JuniorCrônicas PBNews

23/06/2021 12h18Atualizado há 7 meses
Por: Nailson Júnior
Fonte: Múltipla Comunicação

Noite de São João é uma alegria só! Mesmo com o distanciamento social, famílias decoram a casa, selecionam as músicas e preparam a mesa farta! Bolo, pamonha, canjica, mungunzá, cocada, milho assado, milho cozido. O cardápio é recheado. Mas depois de tantas delícias como será que fica a consciência no dia seguinte? A nutricionista da MedPrev do Hapvida em João Pessoa, Sonalle Caroline, afirma que é possível aproveitar a culinária junina sem arrependimentos no pós-festa e ela começa falando dele, que é a base de tudo: o milho.

“O milho é um grão rico em carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B, além de sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco, sendo uma importante fonte energética. Por conter tantos nutrientes, o milho é um alimento que proporciona diversos benefícios à saúde. A vitamina B1, por exemplo, é essencial para o bom humor, seus minerais participam de várias funções no organismo incluindo o controle da pressão arterial”, explana.

No entanto, a especialista faz uma ressalva. “Pamonha, canjica, bolo de milho são preparações bem calóricas, pois além do milho, são acrescidos ingredientes como açúcar, leite, nata, coco ralado entre outros. O importante, principalmente para quem está acima do peso ou seguindo uma dieta, é comer as comidas típicas com cautela”, orienta.

Sonalle afirma que é importante destacar que a comida vai além do ato de se nutrir, tem a questão afetiva e social envolvida. “Nada mais afetivo que comida junina, que nos remete à fogueira, quadrilha, festa e forró, as nossas tradições”, aponta.
 
Orientações - Para que todos possam aproveitar as comidas dessa festa tão marcante, sobretudo, para os nordestinos, a nutricionista elencou algumas orientações. Confira:

1. Faça refeições livres programadas, ou seja, escolha o dia que você comerá as comidas juninas, não dá para passar o mês de junho todo comendo;

2. Escolha suas preparações preferidas (entre três e quatro opções), experimentar de tudo um pouco numa mesa com mais de dez preparações, por exemplo, vai além da cota diária de calorias;

3. Incremente o consumo de queijo coalho assado ou carnes no espeto. Por ser fonte de proteína dá mais saciedade;

4. O milho cozido ou assado e a pipoca são fontes de fibras, que além de saciar melhora o funcionamento intestinal;

5. Coma com moderação e seja feliz nesse São João!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h25
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI