Eleições

Aliança forte e lealdade pesam mais para vice de Lula do que aceno ao PIB

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/kennedy-alencar/2021/06/04/alianca-forte-e-lealdade-pesam-mais-para-vice-de-lula-do-que-aceno-ao-pib.htm?fbclid=IwAR0_iLVovnTmXXN5by89dp1RPmT4E-tj3LKkBOiKIrL8OvD70qhYN41duho&cmpid=copiaecola

04/06/2021 18h21Atualizado há 2 semanas
Por: Nailson Júnior
Fonte: Por Kennedy Alencar
 Ex-presidente Lula e sua namorada, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja
Ex-presidente Lula e sua namorada, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja

Fazer aliança com um partido forte e ter um companheiro de chapa leal pesarão mais na escolha do candidato a vice-presidente do que optar por um nome que sinalize moderação econômica ao empresariado e ao mercado financeiro.

Assim pensa o ex-presidente Lula, virtual candidato do PT ao Palácio do Planalto em 2022. Lula não escolheu um vice. Esse debate ainda é incipiente na cabeça dele. Há mais especulação de petistas sobre nomes do que articulações em andamento para fechar a chapa que o partido apresentará em outubro do ano que vem....

No entanto, Lula já amadureceu alguns critérios para formar a chapa. O primeiro é que o vice não será do PT, como aconteceu em 2018 quando ele se lançou candidato com o ex-ministro Fernando Haddad como número dois. Na última eleição, o PT viveu o auge do isolamento político. Quando o partido anunciou Haddad como vice em agosto de 2018, Lula estava preso na Polícia Federal em Curitiba. Haddad era um plano B caso a candidatura de Lula fosse inviabilizada, o que aconteceu por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Gato escaldado

Diante da experiência da aliança com o PMDB em 2010 e 2014, que terminou no golpe parlamentar de 2016 que levou Michel Temer ao poder, Lula deseja um vice à prova de conspiração. Temer virou companheiro de chapa de Dilma com aval direto de Lula. Nos cenários que o ex-presidente traça, ele considera que um vice do Estado de Minas Gerais seria uma boa, mas há dificuldade para achar nomes que preencham os dois critérios anteriores (aliança com um grande partido e fidelidade política) no quarto maior colégio eleitoral do país. O mineiro Josué Gomes, filho de José Alencar, que foi vice de Lula nas eleições de 2002 e 2006, foi aventado para ser companheiro de chapa do petista.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h14
28°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
31°

Sensação

20 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Municípios
PMJP
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI