Cessar-fogo

Israel e Palestina aprovam cessar-fogo, diz integrante do Hamas

Escalada de violência começou há pouco mais de uma semana e deixou ao menos 231 mortos

20/05/2021 16h41Atualizado há 6 meses
Por: Nailson Júnior
Fonte: (*Com Reuters e CNN Internacional)

Um integrante do Hamas confirmou uma trégua "mútua e simultânea" com Israel, que começará às 2h da manhã (no horário local) desta sexta-feira (21). 

A mídia israelense reportou mais cedo que o gabinete de segurança do premiê Benjamin Netanyahu havia aprovado um cessar-fogo, com base no que um funcionário chamou de "calma em troca de calma". Ainda não há confirmação oficial da parte de Israel.

Até esta quarta-feira (19), 12 pessoas haviam morrido em Israel pelos ataques palestinos, incluindo duas crianças, de acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF) e o serviço de emergência israelense. O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, afirmou que os ataques israelenses mataram 219 pessoas, incluindo 63 crianças. 

Além disso, a ONU estima que 52 mil palestinos foram deslocados após os ataques aéreos destruirem ou danificarem cerca de 450 edifícios na faixa de Gaza. Entre esses prédios, estavam seis hospitais e nove centros de saúde primários, bem como uma usina de dessalinização, afetando o acesso à água potável para cerca de 250 mil pessoas.

A escalada de violência começou em 6 de maio, quando as tensões subiram no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, por um possível despejo de famílias palestinas. No dia 10, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirma que os ataques palestinos "ultrapassaram os limites" e prometeu responder com "grande força". 

"Agora uma luta está sendo travada pelo coração de Jerusalém", declarou.

No último dia 15, um bombardeio israelense destruiu o prédio onde ficavam escritórios de veículos internacionais de imprensa, como a Associated Press e a Al Jazeera. De acordo com a IDF, o local também abrigava o departamento eletrônico do braço militar do Hamas, mas não forneceu evidências. 

Este foi o embate mais intenso em sete anos entre Israel e a Palestina, e o episódio mais recente de um conflito que já dura mais de meio século.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 10h39
31°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 25°
35°

Sensação

17 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida