Tecnologia

Micro e pequenas empresas são maioria no Brasil

ecnologia é aliada indispensável dos empreendedores na gestão dos negócios

13/05/2021 15h21
Por: Nailson Júnior
Fonte: Pauta Comunicação

 

As micro e pequenas empresas representam a maior parte das empresas em atividade no Brasil: de acordo com o Ministério da Economia, em 2020 elas equivaliam a 56,7% dos empreendimentos existentes no país, o que corresponde a um total de 11,2 milhões de negócios ativos.

 

Apesar da pandemia, os números relativos a esse tipo de empreendimento seguem crescendo: dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelam que, em 2020, foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo o país, um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior. A participação de MEIs na economia nacional ganhou tamanha relevância que o Sebrae realiza, todo ano, a Semana do MEI, que em 2021 ocorre de forma online entre os dias 10 e 14 de maio.

 

Com esse avanço acelerado e maior presença na economia, cada vez mais micro e pequenos empreendedores recorrem à tecnologia para ajudar na gestão, planejamento, relacionamento e comunicação das empresas. Combinada a uma administração eficiente, ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) podem auxiliar a empresa a se tornar mais eficaz e lucrativa.

 

"Realizar a gestão de micro e pequenas empresas através de sistemas de tecnologia agiliza algumas rotinas, torna as informações mais claras e padroniza as informações com toda a equipe", explica Fillipe Piomonte, diretor de Qualidade do sistema YpControl. "Por isso, o uso de ferramentas e sistemas é tão importante para o crescimento da empresa: é possível ter o domínio de todas as áreas sem necessariamente estar presencialmente em todas elas", afirma.

 

Sistema de controle financeiro é essencial para micro e pequenas empresas

 

Uma das ferramentas mais úteis para pequenos e microempreendedores são sistemas de gestão financeira como o YpControl. A utilização dessas plataformas evita o acúmulo de documentos e planilhas de papel, centraliza o controle financeiro em um só lugar e permite o pagamento de contas e a emissão de nota fiscal eletrônica e boletos de forma rápida e unificada.

 

"O YpControl agiliza a rotina do gestor de micro e pequena empresa, automatizando alguns processos de rotina do financeiro - como geração de boleto e preenchimento de fluxo de caixa - por meio de informações robustas e claras, além de oferecer relatórios que podem ser acessados a qualquer momento, para tomada de decisões", diz Fillipe.

 

Uma das funcionalidades do YpControl mais úteis ao gestor é a emissão de notas fiscais - especialmente quando se considera que o MEI necessariamente deve emitir a nota em qualquer venda e prestação de serviço para pessoas jurídicas. "A emissão de nota para pessoas físicas não é obrigatória, mas a recomendação é de que ela sempre seja emitida", conclui Fillipe.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h04
28°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
31°

Sensação

20 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Municípios
PMJP
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida