Ansiedade

Ansiedade pode causar problemas físicos e mentais, alerta especialista

Psicóloga da Unimed João Pessoa explica como identificar quando o quadro foge ao controle e passa a ser um problema de saúde

Nailson Junior

Nailson JuniorCrônicas PBNews

09/04/2021 16h59
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria ViVASS

Ansiedade é uma resposta natural do corpo diante de situações do dia a dia que provocam medo, dúvida ou expectativa, como falar em público ou participar de entrevistas de emprego. Algumas pessoas, porém, vivenciam esta reação de forma intensa e frequente, o que pode ser considerado patológico e comprometer a saúde emocional.

A psicóloga da equipe de promoção da Saúde da Unimed João Pessoa, Roberta Mota, explica que a ansiedade passa a exigir atenção quando impede alguém de desempenhar as atividades diárias, atrapalha a vida profissional e pessoal e interfere no conforto emocional. “Em estado normal, é uma reação saudável, pois impulsiona a pessoa a realizar projetos e organizar o futuro, mas, quando surge de forma inesperada e em excesso, torna o quadro alarmante”, alerta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 18,6 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 9% da população, sofrem de algum transtorno de ansiedade. Roberta ressalta que a pandemia da covid-19 pode ter potencializado os sintomas. “Por ser um momento atípico e interpretado pela mente como uma ameaça à sobrevivência, muitos se veem constantemente em estado de tensão. Isso vem associado a sentimentos de angústia, medo da morte e da contaminação e a incerteza financeira”, explica.

Sintomas - Sem a correta identificação do quadro ou busca por tratamentos, o número de pessoas com estes transtornos pode ser ainda maior, e é importante buscar orientação especializada. Os principais sinais da ansiedade são taquicardia ventricular, tontura, mãos e pés frios, sudorese excessiva, sensação de que algo ruim está para acontecer. Além disso, há ainda dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, inquietação, tensão muscular, tremedeira, dores de cabeça constantes sem causa fisiológica, problemas de estômago — como náusea ou diarreia — palpitações, cansaço frequente e insônia.

De acordo com a psicóloga, se não for controlada, a ansiedade pode causar o surgimento de enfermidades que afetam a saúde física e mental, como gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias. “Além disso, ela é o gatilho para desencadear outros transtornos também”, completa.

Roberta Mota explica que, de forma geral, é possível utilizar o tratamento medicamentoso e a psicoterapia, após avaliação detalhada do paciente, porém o uso de medicamentos visa o alívio dos sintomas. “É preciso aprender a lidar com ansiedade e fazer mudanças de hábitos de vida, ou os sintomas serão recorrentes e irão causar sofrimento constante”, aponta.

Oficina - Para auxiliar os clientes a identificar o quadro corretamente e buscar o tratamento adequado, o grupo de educação em saúde Conexão com Você, da Unimed João Pessoa, vai realizar no dia 22 deste mês, das 14 às 16h30, a oficina “Aprendendo a lidar com a ansiedade”, que será ministrada por Roberta Mota. A atividade é on-line, gratuita e exclusiva para clientes da Cooperativa.

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o Canal Viver Melhor, no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), e escolher a oficina “Aprendendo a lidar com a ansiedade”.

Ao fazer a inscrição, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar. Na seção, também é possível conferir outras oficinas gratuitas que são oferecidas pela Cooperativa no mês de abril. Todas as atividades são exclusivas para clientes. 

O grupo Conexão com Você tem a finalidade de ajudar os clientes da Unimed JP a lidar melhor com os sentimentos e a realidade em que estão inseridos.

Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

 

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h05
30°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
34°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Igreja Nova Vida
ANUNCIE AQUI