Unimed
DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Com mais de 5 mil doses da vacina contra a covid-19 aplicadas, Sapé tem atuação estratégica para frear pandemia

É o que explica o secretário de Saúde, David Roberto, ao ressaltar as medidas adotadas no combate ao vírus

07/04/2021 15h07
Por: Nailson Júnior
Fonte: Secretaria de Comunicação - Sapé

Com mais de 2 mil casos de coronavírus desde o começo da pandemia, o município de Sapé hoje já soma 5 mil doses de vacinas contra a doença aplicadas, o que é mais que o dobro de ocorrências contabilizadas em mais de um ano. Por trás dos dados, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde têm atuado com ações estratégicas de imunização, sanitização, fiscalização e atendimento para as vítimas da covid-19.
 
É o que explica o secretário de Saúde, David Roberto, ao ressaltar as medidas adotadas no combate ao vírus. “Criamos um comitê de enfrentamento à covid-19, passamos a realizar sanitização de espaços públicos, fiscalizar, educar a população sobre a importância do cuidado e a prevenção, além de realizar testagem em massa para diagnóstico da doença”, pontuou.
 
Com o fortalecimento da rede primária no cuidado inicial dos infectados pelo coronavírus, a Prefeitura também criou o Centro Covid – um espaço para atendimento exclusivo de pessoas com suspeita ou com diagnóstico da doença. No local, são realizadas consultas médicas, além de testes para identificação do vírus.
 
Um dos desafios diante da pandemia em Sapé, onde o município se encontra em bandeira vermelha, conforme classificação do Governo do Estado, é a conscientização da população, como ressalta o titular da pasta de Saúde. “A Secretaria entende que luta contra uma doença muito grave, um vírus altamente contagioso, mas existe um pouco de resistência por parte da população em adotar as condutas de prevenção, o que leva ao aumento de casos”, detalha David Roberto, que destaca que há campanhas educativas para os sapeenses.
 
Uma das linhas de atuação da Secretaria tem sido executada através da Vigilância em Saúde, que tem medidas voltadas para prevenção, além da mitigação dos impactos da doença na saúde da população. Gerente do setor, Francileide Maria conta que diariamente, cerca de 20 pessoas têm realizado atividades de combate à disseminação e propagação da doença.
 
Entre as ações desempenhadas pela Vigilância, estão: identificação e monitoramento de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus; testagem em massa da população e em grupos específicos; sanitização de ambientes públicos e privados; fiscalização nos estabelecimentos comerciais e feiras livres; fiscalização noturna em ação conjunta com outros órgãos para garantir o cumprimento dos decretos municipal e estadual; reunião com representantes de estabelecimentos para orientação e discussão do protocolo sanitário.
 
Imunização – Para chegar às 5.452 doses de vacina contra covid-19 aplicadas até a última sexta-feira (2), a Prefeitura de Sapé conta com o setor de imunização, que tem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para manipular as doses conforme os grupos prioritários classificados pelo Ministério da Saúde. Assim, os agentes comunitários de saúde fazem o levantamento do quantitativo de cada grupo e realiza a vacinação conforme o órgão federal disponibiliza as doses.
 
Ao todo, 41 pessoas estão na linha de frente da imunização em Sapé, elas se dividem nos atendimentos nas unidades e também nas residências das pessoas que têm dificuldade de locomoção. Com trabalho intenso desde o começo da pandemia, a responsabilidade ultrapassa o cansaço: “O sentimento que nos invade e motiva, é a certeza de que administramos doses de Esperança”, conta Diana Ferreira, responsável pelo setor.
 
Boletim – Até a última terça-feira (6), Sapé registrou 2.247 casos de coronavírus, sendo desses, 1.682 recuperações e 82 mortes em decorrência da doença.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 00h20
25°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 24°
25°

Sensação

10.5 km/h

Vento

78.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Unimed
Últimas notícias
Mais lidas
Unimed