Unimed
PANDEMIA

Boca é porta de entrada para doenças infecciosas; confira dicas para cuidar bem da saúde bucal

Confira as dicas para higiene bucal da cartilha “Orientação odontológica em tempos de Covid-19”:

Nailson Junior

Nailson JuniorCrônicas PBNews

24/03/2021 15h44
Por: Nailson Júnior
Fonte: Múltipla Comunicação

Durante a pandemia do coronavírus, temos focado na higienização das mãos, utilização de máscaras, limpeza de objetos para evitar a propagação da Covid-19. Muitos acabam esquecendo os cuidados com a higiene bucal, sendo a boca uma das principais portas de entrada para uma série de doenças. Manter os cuidados com a boca reduz, por exemplo, problemas pulmonares que tornam a Covid-19 ainda mais perigosa.
 
A cirurgiã-dentista do Sistema Hapvida, Natália Lima, lista os cuidados necessários e afirma que os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa e podem ser porta de entrada para vários processos infecciosos. “Os dentes são extremamente importantes para uma correta mastigação, para fonação, ou seja, para pronunciar as palavras”, explica.
 
A especialista destaca que a maioria das doenças bucais podem ser tratadas e prevenidas com bons hábitos de higiene bucal, sendo estes a escovação, que deve ser feita três vezes ao dia, atentando para que a escova chegue a todos os dentes e em todas as superfícies dentárias. “É necessário também lembrar de escovar a língua e fazer o correto uso do fio dental, pois ele chega em locais que a escova dental não alcança”, lembra.
 
Além disso, a dentista Natália Lima alerta para os cuidados preventivos com a saúde bucal, isso porque como se sabe a maioria das doenças bucais podem ser evitadas com a correta higienização, a boa escovação, o uso do fio dental, e a consulta regular com o dentista.
 
Confira as dicas para higiene bucal da cartilha “Orientação odontológica em tempos de Covid-19”:
 
1.    Antes de realizar a higiene bucal, é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos;
2.      Use escova e fio dental;
3.   Se alguém em casa estiver com sintomas da Covid-19, não compartilhe pasta dental, toalha e não mantenha a escova no mesmo ambiente;
4.      Limpe a língua;
5.      Use enxaguante bucal.
 
Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 08h44
25°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 25°
25°

Sensação

15 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Unimed
Últimas notícias
Mais lidas
Unimed