Unimed
Jô Ramos.

Leitura para celebrar o Dia Internacional da Mulher: Conheça a obra “A Mulher e Seus Direitos”, de Jô Ramos

Escritora Jô Ramos apresenta livro que busca reafirmar os direitos das mulheres

03/03/2021 16h30
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria
 A Mulher e Seus Direitos
A Mulher e Seus Direitos

O Dia Internacional da Mulher é uma importante data para refletir sobre a conquista das mulheres. E, inspiração não falta quando se trata de mulheres que se destacam por suas conquistas e lições de vida que inspiram a muitos. É o caso da escritora Jô Ramos. Jornalista, diretora da editora de livros ZLBooks, que desenvolve um importante trabalho para desburocratizar o ingresso de novos autores no mercado editorial, em suas obras Jô assina livros que falam sobre as mulheres, sobre seus direitos, sobre respeito e proteção contra a violência. Para celebrar a data e refletir sobre o papel da Mulher, uma boa leitura é o livro A Mulher e Seus Direitos. Saiba mais sobre a obra.

Você conhece seus direitos?  A mulher brasileira, vem conquistando seu espaço, mas, ainda há muito a se conquistar, e a Lei aponta direitos para as mulheres que por vezes acabam no esquecimento, ou mesmo passam despercebido por elas, causando grande desconhecimento. Jô Ramos busca em sua escrita trazer temas voltados para as mulheres, acumulando em seu curriculum 8 livros sobre violência contra as mulheres,  que foram traduzidos para os idiomas italiano, francês e inglês. Na obra A Mulher e Seus Direitos, a autora busca contribuir para a popularização das leis, decretos e documentos buscando trazer conhecimento e ciência a todas. 

A inspiração da obra se deu após palestras realizadas pela autora em diferentes comunidades do país, onde ela observou que ainda existe um grande número de mulheres desinformadas sobre seus direitos.  Inconformada com a indiferença das autoridades em propagar para as mulheres as informações que as resguardam em diferentes situações, incluindo o tema da violência contra as mulheres, Jô com uma linguagem fácil, transmite conhecimento para as leitoras, de forma simples e informativa.

A abertura do livro traz a Carta das Mulheres, redigida por mulheres de todo o país e organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, criado em agosto de 1985, que a autora considera o documento mais importante na luta pelos direitos da mulher no Congresso. 

A carta nos lembra de importantes reivindicações do movimento feminista brasileiro, como: a proposta dos direitos para os trabalhadores domésticos, o aumento da licença maternidade para quatro  meses, o direito das mulheres que se encontravam nas prisões poderem amamentar seus filhos, o direito à titularidade da terra para a mulher rural (independente do seu estado civil) e a denuncia da discriminação da mulher no mercado de trabalho, entre outros. Com dedicatória a Malala Yousafzai, paquistanesa de 16 anos que lutou pelo direito de as mulheres irem à escola, tendo sido brutalmente atingida pela violência ao ser baleada na cabeça, o livro traz ainda outras homenagens a grandes mulheres.

Para Jô Ramos, muita coisa mudou durante os anos, porém, falta um longo caminho a percorrer.  “Ainda estamos em posições desconfortáveis perante a violência, o mercado de trabalho e os nossos direitos, nem sempre respeitados. Em muitas situações somos invisíveis para o Estado. Mas, estamos no caminho. Não devemos desistir. Uma frase que gosto que define a luta pelos direitos dos indivíduos no mundo é  “Direitos são adquiridos. Não se ganha, luta-se para tê-los”. Que muitas mulheres possam aprender com esta leitura”, conclui.

Serviço: 

Livro A Mulher e Seus Direitos

Autora: Jô Ramos

 

O livro pode ser encontrado no site Produtos – ZL Books

 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 00h51
25°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 24°
25°

Sensação

10 km/h

Vento

79.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Unimed
Últimas notícias
Mais lidas
Unimed