Unimed
Uber Maqueiros

Aplicativo torna mais seguro o transporte de pacientes no Hospital Alberto Urquiza

Esses "motoristas de aplicativo" são solicitados pela equipe assistencial, que indica para onde o paciente deve ir e que tipo de "transporte" deve usar

02/03/2021 16h16
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

O maqueiro Lucas Oliveira recebe um chamado no celular, às 10h21. Ele tem 10 minutos para atender ao pedido de transporte de paciente de um local para outro do hospital. Com o “trânsito livre”, o maqueiro chega ao destino em apenas cinco minutos. No local, o paciente já espera para ser transportado de cadeiras de rodas. É dessa forma, ágil e segura, que os pacientes do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, passaram a ser transportados de um setor para o outro depois da implantação do aplicativo “Uber Maqueiro”.

Agora, os pacientes que precisam se deslocar ao bloco cirúrgico, voltar para o apartamento, fazer um exame no Centro de Diagnóstico ou mesmo ir para casa depois da alta médica transportados seguem esse protocolo. A ferramenta trouxe diversas vantagens, como otimização do tempo; transporte seguro; destino para o paciente certo; contabilização dos atendimentos, tempos e quantitativo de cada setor; e número de atendimento individual de cada maqueiro. 

Como funciona - Esses “motoristas de aplicativo” são solicitados por um colaborador da equipe assistencial, que indica para onde o paciente deve ir e que “transporte” deve usar: se uma maca ou uma cadeira de rodas, por exemplo. Ao receber o chamado, o maqueiro mais próximo é acionado e vai ao encontro do paciente para levá-lo o mais rápido possível, sempre de forma segura, ao seu destino.

Ao chegar no local, o maqueiro usa o aplicativo para ler o código de barras que existe na pulseira de identificação de cada paciente. Ele perguntar o nome e “bipa” o código de barras da pulseira, onde poderá ler, além de dados pessoais, como nome e número da carteira, o local de destino. Há ainda a conferência do “transporte” que o paciente deve usar.

Pioneirismo - O aplicativo, pioneiro em hospitais da Paraíba, foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Unimed João Pessoa e é utilizado nos hospitais próprios da Cooperativa desde outubro do ano passado. A ferramenta tem dado tão certo, diminuindo o tempo de espera do paciente para o transporte e proporcionando mais segurança, que hospitais de outras Unimeds estão solicitando troca de experiência, para conhecer melhor o aplicativo para adotarem em suas unidades.

Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.
 
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 01h01
25°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 24°
25°

Sensação

10 km/h

Vento

79.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Unimed
Últimas notícias
Mais lidas
Unimed