Unimed
Esforço Repetitivo

Cuidados com a postura e exercícios físicos ajudam a prevenir Lesão por Esforço Repetitivo

Reumatologista Maria Roberta Melo, da Unimed João Pessoa, destaca importância de tratar patologias associadas; cooperativa tem serviço exclusivo que ajuda empresas na segurança e saúde do trabalhador

22/02/2021 16h14
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria
Cuidados com a postura no ambiente de trabalho e prática de exercícios físicos, como alongamento e fortalecimento muscular, ajudam a prevenir Lesões por Esforço Repetitivo, conhecidas como LER. Uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias –, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético.
 
O distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. De acordo com a reumatologista Maria Roberta Melo, médica cooperada da Unimed João Pessoa, é preciso focar nos distúrbios que estão associados, e tratar cada um deles adequadamente. “É importante classificar e individualizar cada caso para um melhor sucesso terapêutico”, destaca. Também chamada de Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), a LER é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse.
 
Sintomas - Dados do Ministério da Saúde apontam que em 10 anos os casos aumentaram 185% entre os trabalhadores brasileiros. Segundo a médica, que é presidente da Sociedade Paraibana de Reumatologia, os principais sintomas de LER/Dort são dores osteomusculares que pioram com esforços, principalmente na execução da atividade laboral. “A prevenção começa na adequação do ambiente, jornadas e materiais de trabalho. A prática de exercício físico regular, com alongamentos e fortalecimento muscular, também são aliadas. O colaborador precisa se preparar e manter-se assim para evitar a dor”, destaca.
 
Alguns sintomas, no entanto, podem não surgir devido ao esforço repetitivo. “Há casos nos quais a dor é causada por força estática, vibrações ou posturas inadequadas. O importante é valorizar as patologias em si — tendinites, principalmente em ombros, cotovelos e punhos; dor miofacial, síndrome do túnel do carpo, lombalgia postural, e outras — para a prevenção e tratamento específico”, ressalta.
 
Os tratamentos para LER/Dort são específicos para cada tipo de distúrbio e paciente. “Na maioria das vezes, o tratamento é clínico, com anti-inflamatórios, relaxante muscular, corticoide oral, injetável ou periarticular, associado a fisioterapia motora e reabilitação quando necessária. Alguns casos necessitam de tratamento cirúrgico”, aponta.
 
SOU Unimed JP - Colaboradores saudáveis e motivados geram mais resultados para o empregador. Os dois lados saem ganhando. Nesse sentido, os programas de saúde ocupacional garantem melhores condições de trabalho, reduzem riscos de acidentes e evitam problemas de saúde ligados à função ou ao ambiente.
 
A implantação desses programas exige um atendimento especializado e qualificado em medicina e segurança do trabalho. Por isso, é importante que as empresas contratem serviços reconhecidos no mercado.
 
Na Capital, a Unimed João Pessoa oferece às empresas o serviço de Saúde Ocupacional Unimed (SOU) que presta consultoria e assessoria em segurança e saúde no trabalho, auxiliando no cumprimento das legislações. Qualquer empresa pode contratar o SOU, mesmo que ainda não seja cliente da Unimed JP.
 
O SOU Unimed JP fica na Avenida Bento da Gama, 396, Torre, em João Pessoa. Os telefones são (83) 2106-0702 e (83) 9-9187-9204. Quer saber mais? Acesse www.unimedjp.com.br/saude-ocupacional
 
Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.
 
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa 
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 06h04
23°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
23°

Sensação

5.7 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Unimed
Últimas notícias
Mais lidas
Unimed