Unimed
Massai

Conheça os impostos e taxas exigidos na compra de imóveis em João Pessoa

Analine Costa, supervisora de departamento financeiro da Construtora Massai, esclarece as principais dúvidas sobre o processo

19/02/2021 10h26
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria
Na hora de comprar um imóvel, surgem dúvidas desde a escolha da unidade até a adequação de todos os tramites legais, documentações necessárias e pagamento de taxas, impostos e vistoria. 
 
Grande parte dos compradores desconhecem informações importantes sobre os custos administrativos para a aquisição do imóvel, antes mesmo de fechar o negócio. Entre eles, estão o imposto de transferência, custos para confecção da escritura pública de compra e venda e registro do imóvel nos cartórios e órgãos públicos. 
 
Para esclarecer as dúvidas mais comuns dos compradores, Analine Costa, supervisora do financeiro da  Massai, uma das cem
maiores construtoras do País, explica os custos tributários exigidos na compra de um imóvel em João Pessoa. 
 
Segundo ela, ao adquirir um imóvel financiado, é necessário estar atento a etapas importantes, como o custo de avaliação do bem, pois esse custo varia de acordo com o banco escolhido para o financiamento. “Podemos dizer que todo o processo de compra de um imóvel tem início na avaliação para a precificação do bem que será adquirido. O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), por exemplo, só será emitido após esta etapa”, explica a Analine. Em João Pessoa, este valor representa 3% da avaliação total do imóvel ,que pode ser diferente do valor do contrato.
 
Para obter a certidão de quitação do ITBI, o comprador deverá está quite com o município, portanto é muito importante o IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano - e a TCR - Taxa de Coleta de Resíduos - do ano corrente estarem pagos. “Muitos clientes parcelam o IPTU e o TCR durante o ano corrente e quando vão transferir o imóvel para o seu nome se deparam com a necessidade de liquidar o saldo parcelado, mesmo que estejam em dia com as parcelas. Importante observar que a Prefeitura de João Pessoa não emite a certidão de quitação do ITBI, sem que todos os tributos referente ao imóvel estejam pagos”, acrescentou Analine.
 
No caso de clientes que se utilizam do financiamento bancário para compra do imóvel, eles não necessitam custear para confeccionar escritura. Por lei , o contrato de compra e venda de imóveis com alienação fiduciária tem por lei força de escritura. Por isso, para a transferência do bem, basta realizar o pagamento das taxas de registro do contrato junto ao cartório de registro de imóveis competente da região em que se localiza o imóvel. Em João Pessoa, este valor representa aproximadamente 2% do valor de avaliação do imóvel. “Estas taxas são geradas conforme tabela definida pelo tribunal de justiça estadual, e os valores variam conforme a tabela de preços de cada estado da federação”, explica. Porém, em caso de primeira compra imobiliária, financiada pelo SFH - Sistema de Financiamento Habitacional, o solicitante terá direito a 50% de desconto”, comentou Annaline. 
 
A supervisora da Massai esclarece que, em resumo, todos os custos para transferência de um imóvel giram em torno do percentual de 5% sobre o valor de avaliação do imóvel para cobrir custos com ITBI, escritura ( nos casos de imóveis pagos à vista ) , registro do contrato de financiamento e/ou escritura no cartório de registro imobiliário e avaliação do imóvel com confecção do contrato de financiamento ( para os casos em que o comprador se utiliza de financiamento imobiliário ).
 
Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é www.massai.com.br . A Massai fica localizada na Avenida Monteiro da Franca, 1092 – Manaíra. Outras informações, pelo telefone 83 3506 6800.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 05h32
23°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
23°

Sensação

7.6 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Unimed
Últimas notícias
Mais lidas
Unimed