Seguro de vida

Saiba quais serão as mudanças dos planos de Seguro de Vida em 2021

Veja o que pode mudar nos planos de seguro de vida e descubra como isso pode afetar os clientes e as seguradoras!

Nailson Junior

Nailson JuniorCrônicas PBNews

11/02/2021 18h04
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

Desde que chegou ao Brasil no início de 2020, os efeitos da pandemia do coronavírus atingiram todos os cantos de nossas vidas. A forma como interagimos, nos exercitamos e até a forma como planejamos nossas rotinas.

 

A pandemia fez muitas pessoas pensarem em como aumentar a segurança financeira de suas famílias, agora e no futuro. E o seguro de vida passou para o topo de muitas listas de tarefas pendentes.

 

Finalmente, as pessoas começaram a perceber que coisas acontecem - acidentes acontecem, pandemias acontecem - e é importante estarmos protegidos.

 

Aproveite e veja que vai mudar na forma que esses serviços são oferecidos!

Nunca é tarde para ter um Seguro de Vida

Pode ser que você tenha adiado a compra de seguro de vida por anos ou pode ser que ele tenha repentinamente atingido seu radar. Seja como for, nunca é um momento ruim para fazer um plano financeiro e obter cobertura. 

 

As seguradoras e agências de seguro de vida rapidamente implementaram planos para contornar os obstáculos da pandemia e, ao mesmo tempo, lidar com um aumento nas solicitações.

 

A COVID-19 destacou como o planejamento para o inesperado realmente é importante.

Efeito da COVID-19 no Seguro de Vida

Embora o coronavírus tenha causado um grande impacto na indústria como um todo, o setor de seguros de vida ficou relativamente ileso. Não houve nenhuma evidência de que as seguradoras de vida saíram do mercado. Os prêmios permaneceram estáveis e os sinistros relacionados ao COVID já estão sendo pagos.

 

O seguro de vida ainda está disponível para compra e - sejam novas ou existentes - as apólices cobrem o coronavírus.

 

Hoje, em favor da pandemia, é natural que a aplicação do seguro de vida demore um pouco mais do que o esperado. Visto que as seguradoras estão preocupadas com a atualização de seus processos. 

 

Uma mudança inegável, entretanto, é a introdução de questões específicas da COVID-19 nos formulários de inscrição de seguro de vida. 

 

Isso significa que, ao fazer uma cotação de seguro de vida, você precisará responder a perguntas como:

 

Nos últimos 30 dias, você:

 

  • Testou positivo para coronavírus?

  • Foi aconselhado a se auto-isolar?

  • Apresentou algum sintoma de coronavírus?

  • Esteve em contato direto com alguém que foi diagnosticado ou suspeito de ter coronavírus?

 

Se você responder sim a uma ou mais dessas perguntas, seu pedido de seguro de vida provavelmente será adiado. O tempo para ele ser liberado dependerá da seguradora. Mas geralmente é em torno de um mês (após o ponto de recuperação, se você realmente contraiu o vírus).

 

E se você tiver sofrido sintomas particularmente graves, por exemplo, se foi hospitalizado, seu pedido pode ser adiado por mais tempo.

 

É crucial que você responda a essas e a todas as outras perguntas honestamente, e não deixe de divulgar as condições preexistentes. Se você fizer uma reclamação e sua seguradora descobrir que você foi desonesto, ela poderá ser rejeitada.

A COVID-19 terá um impacto no longo prazo?

É muito cedo para saber ao certo. Alguns pacientes recuperados têm sofrido danos pulmonares, mas os profissionais médicos precisarão de mais tempo para avaliar o verdadeiro impacto a longo prazo do coronavírus. 

 

Se houver consequências duradouras, as seguradoras de vida podem incorporar essas informações em seus padrões de subscrição. Isso pode afetar o custo da cobertura para sobreviventes da COVID-19.

 

De acordo com alguns pesquisadores, também é possível que a COVID-19 possa durar além da pandemia atual. Assim, ela se juntará à família estabelecida de doenças respiratórias com que lidamos a cada temporada. 

 

A atual pandemia torna mais importante ter Seguro de Vida?

Não achamos que a COVID-19 mude significativamente a resposta sobre a necessidade de uma apólice de seguro de vida. Nossa recomendação sempre foi de que o seguro de vida é necessário para qualquer pessoa cuja morte possa resultar em problemas financeiros para outra pessoa.

 

Qualquer pessoa que forneça cuidados ou suporte financeiro a seus familiares deve ter seguro de vida. Ele deve ser suficiente para substituir esse suporte pelo tempo que for necessário. 

 

Os casais - mesmo aqueles sem filhos - também podem usar o seguro de vida para garantir que cada um dos cônjuges possa manter seu padrão de vida comum, mesmo se o outro falecer.

 

Se você não é casado e não tem dependentes, o seguro de vida provavelmente não é essencial para você. No entanto, considere que sua situação pode mudar em um futuro próximo. 

 

Se você tem um dos pais que espera apoiar na velhice ou uma pessoa importante com quem planeja se casar, esses laços podem justificar a obtenção de cobertura antecipada.

Dicas para comprar Seguro de Vida agora

Se você está pronto para comprar cobertura, as seguradoras de vida estão totalmente abertas para negócios. Aqui estão algumas considerações importantes.

 

Esteja preparado para possíveis atrasos devido à pandemia: você pode enfrentar um atraso no processo de inscrição. Isso pode ocorrer se sua seguradora quiser solicitar registros médicos, já que muitos consultórios médicos têm pessoal reduzido para fazer tais tarefas. 

 

Se sua inscrição exigir um exame médico, também poderá ocorrer um atraso. Especialmente se estiver evitando o contato pessoal com estranhos.

 

Agora é a hora de obter bons preços de seguro de vida: muitos produtos de seguro de vida estão com os preços mais baixos de todos os tempos, mas os ventos estão mudando. 

 

As taxas de juros baixas continuadas colocarão mais pressão sobre as seguradoras a fim de compensar os ganhos de investimento mais baixos.

 

Considere o seguro como parte de seu plano financeiro maior: É melhor considerar o seguro de vida como um dos vários suportes em sua estratégia financeira familiar. Vê-lo como parte de um plano maior pode afetar quanto você decide comprar e que tipo de seguro de vida escolher.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 21h18
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 23°
24°

Sensação

6 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio