Unimed
Oferta e demanda

Oferta e demanda: como esta lei pode influenciar o seu negócio?

Descubra o que esta lei da economia significa e a sua importância no mercado

Nailson Junior

Nailson JuniorCrônicas PBNews

11/02/2021 10h41
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

A lei da oferta e demanda é pautada na precificação dos produtos do mercado. É a partir dela que ocorrem as flutuações e adaptações dos valores de inúmeros tipos de mercadorias ao redor do mundo. 

Diversos fatores sociais, culturais e históricos interferem nestes padrões de oferta e demanda. Tendências de consumo, comportamentos sociais e preferencias de compra são exemplos de interferências.

A oferta e demanda são consideradas os principais agentes de mediação no funcionamento dos mercados regionais e internacionais. As duas forças estão em constante interação e ditam, em especial, a microeconomia de um país, com efeitos sentidos também no panorama macroeconômico. 

Essencial para o funcionamento sustentável de uma rede de comércios locais, esta lei dita a atividade econômica há séculos e continua sendo de extrema relevância. 

Veja a seguir mais informações sobre o assunto:

Como funciona o conceito de oferta e demanda?

A lei da oferta e demanda é simples de ser entendida e pode significar o sucesso ou o fracasso de um negócio, especialmente em seus meses iniciais. 

A oferta está relacionada à quantidade existente de um determinado produto ou serviço no mercado. Também conhecida como a lei do suprimento, a oferta diz respeito exclusivamente do produto em si, não sobre a empresa que o vende ou a maneira com que é consumido.

A lei da demanda, por outro lado, está relacionada mais aos hábitos de consumo de uma região específica do que sobre o produto em si. A alta demanda de um serviço específico fará com que, consequentemente, a empresa que o comercializa tenha maior liberdade em precificá-lo, aumentando assim seu valor no mercado. 

Caso a demanda seja alta e um produto pouco ofertado, os valores de comercialização tendem a aumentar ainda mais, levando em conta a exportação do produto. 

Na prática a lei da oferta e demanda funciona assim: se a demanda for maior do que a oferta, o valor dos produtos tende a aumentar gradativamente, já que mais pessoas estarão à procura deste serviço ou produto. 

No caso de uma oferta maior do que a demanda, ocorrerá uma diminuição dos valores de comercialização, tendo em mente que haverá mais produtos disponíveis do que as pessoas pretendem comprar. 

Quais as implicações desta lei nos negócios?

1. Estoque

O estoque é a principal interferência prática da lei da oferta e demanda das empresas. Ao entender o conceito desta lei, você conseguirá identificar de maneira muito mais assertiva as movimentações de mercado e as tendências futuras de consumo. 

Consequentemente, é possível organizar a produção, evitando sobras ou desfalques no estoque. O principal ponto positivo é a diminuição de gastos desnecessários e a ocupação indevida do estoque.

2. Precificação

Entendemos que esta lei da economia interfere diretamente no valor de mercado dos serviços e produtos ofertados. 

Caso haja uma diminuição na demanda de determinado produto ou, até mesmo, diversos concorrentes oferecendo o mesmo serviço, o valor colocado ao cliente será o principal (se não o único) diferencial competitivo. 

Quando existem muitos exemplares no mercado, o preço baixo e os descontos costumam ser os recursos mais recorrentes para equilibrar as vendas.

3. Marketing e divulgação

Até as estratégias de marketing e de divulgação de serviços poderão depender de uma análise assertiva da lei de oferta e demanda. É preciso identificar qual é o valor específico de mercado do seu produto. 

Caso seja a baixa oferta, investir em estratégias de marketing que trabalhem este diferencial é crucial. Caso seja o valor de comercialização, a divulgação precisará ser mais incisiva, diversa e ampla, atingindo o maior número de consumidores.

O que é capaz de interferir na oferta e demanda?

1. Sazonalidade

Existem produtos que são consumidos apenas no Natal, no carnaval ou na Páscoa, por exemplo, ou então aqueles serviços que são mais procurados no inverno ou no verão. 

Tudo isso está relacionado com a lei de oferta e demanda, fazendo com que os valores tenham quase que uma data certa para começarem a subir e outra para começarem a descer. Sabe aquelas liquidações de ovos de Páscoa ou de enfeites de Natal? Lei da oferta de demanda!

2. Inovações

A ciência e a tecnologia são agentes importantes em toda esta dinâmica. Neste caso, as inovações tecnológicas estão diretamente relacionadas ao custo de produção e logística de entrega dos produtos. 

Isto ocasiona uma maior velocidade de confecção e de oferta no mercado, diminuindo o valor de produção e, consequentemente, de comercialização. Já começamos a identificar como tudo está diretamente relacionado com os valores de mercado, não é mesmo?

3. Política governamental

Os governos podem ser importantes agentes neste balanço dinâmico entre oferta e demanda. Cabe às movimentações políticas facilitarem a tributação de produtos, além de garantir incentivos fiscais que facilitem a produção nas empresas. 

Com facilidades na confecção de um determinado produto e o valor de comercialização mais baixo, políticas governamentais podem facilmente alterar hábitos de consumo de uma região inteira. 

Implicações na compra e venda de moeda estrangeira

Você sabia que esta lei também interfere no valor de compra de moedas estrangeiras? Quando existe uma moeda específica em muita circulação no mercado interno, isso significará que a moeda ficará em baixa, ou seja, mais barata. 

Quem deseja comprar dólar, por exemplo, precisará ficar de olho nas flutuações do mercado que estão diretamente relacionadas à oferta e demanda da moeda. Quanto mais dólar existe em território nacional, mais barato será adquiri-lo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 08h34
26°
Nuvens esparsas Máxima: 28° - Mínima: 24°
28°

Sensação

13 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Unimed
Últimas notícias
Mais lidas
Unimed