Aneurisma cerebral

Aneurisma cerebral: identificar sintomas e buscar socorro imediato podem salvar vidas e evitar sequelas

Francisco Neuton, neurocirurgião cooperado da Unimed João Pessoa, aponta fatores de risco e como prevenir a doença

14/01/2021 10h23
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

Considerado uma doença grave, o aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. Apesar da falta de manifestações evidentes e da dificuldade do diagnóstico precoce, estar atento aos primeiros sintomas e procurar um especialista é fundamental para evitar complicações.

“O aneurisma é comum em 3,2% a 6% da população com uma idade média de 50 anos, sem distinção de gênero. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas há mais incidências no cérebro”, explica o neurocirurgião Francisco Neuton, médico cooperado da Unimed João Pessoa. “Por isso, é importante ser acompanhado por um especialista e realizar os exames de rotina para identificar possíveis riscos”, alerta.

Segundo Francisco Neuton, geralmente, a doença é descoberta durante a realização de exames rotineiros. “Qualquer pessoa pode ter e não sentir nada, mas quando ocorre um sangramento há, em geral, uma dor de cabeça súbita, muito forte e não alivia com analgésicos habituais. O tratamento definitivo pode ser embolização — uma espécie de cateterismo cerebral — ou neurocirurgia”, esclarece.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a descoberta de um aneurisma cerebral antes do rompimento é capaz de alterar o prognóstico com uma mortalidade abaixo de 2%. Nos casos em que o diagnóstico acontece após a ruptura, cerca de 15% apresentam morte súbita e 30% a 40% dos pacientes retornam à vida normal de forma efetiva.

Fatores de risco – Tabagismo, drogas e hipertensão arterial são os principais fatores de risco para a ruptura de um aneurisma. Colesterol alto, diabetes, excesso de álcool e problemas que atingem os vasos sanguíneos também podem potencializar a fragilidade dessa dilatação, causando o rompimento de vasos sanguíneos com consequente sangramento para dentro da cabeça, conhecido como Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).

O neurocirurgião explica que há sinais que devem ser analisados com atenção. “Dor de cabeça, náusea, vômito, perda de consciência e convulsão são indícios que algo não vai bem com a saúde. Nesses casos, a dor de cabeça não passa sozinha ou com remédios e é preciso ir com urgência ao hospital”, orienta o médico.

Segundo o neurocirurgião, uma das consequências da doença é o AVCH, que é fatal em 50% dos casos. “É uma urgência médica em que o paciente deve ser socorrido imediatamente para uma emergência. A rapidez no atendimento é decisiva para o quadro do paciente”, alerta.

Como prevenir – De acordo com Francisco Neuton, não há maneira conhecida de prevenir a formação de um aneurisma, mas tratar a pressão alta pode reduzir a chance de ruptura. “Controlar os fatores de risco, como a pressão arterial, praticar exercícios e ter uma alimentação balanceada, livre de excessos de sal, açúcar e gorduras também contribuem para minimizar os riscos”, comenta.

Sobre a Unimed JP - Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios - um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

 

Outras informações:

Instagram: @unimedjoaopessoa

LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa

Facebook: /unimedjoaopessoa

Twitter: @unimed_jp

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é uma cidade costeira próxima da foz do rio Paraíba, no leste do Brasil. A sua cidade velha é conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau. A igreja de São Francisco, do século XVI, tem azulejos portugueses pintados no pátio e uma capela ornamentada com ouro. As praias de Tambaú e Cabo Branco estão repletas de bares e discotecas, além de lojas que vendem artesanato local de madeira e cerâmica.
João Pessoa - PB
Atualizado às 12h45
30°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
34°

Sensação

22 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio