contas em dia

Cinco dicas para sua empresa começar o ano com as contas em dia

Para empresas que querem iniciar 2021 com as finanças em dia

Nailson Junior

Nailson JuniorCrônicas PBNews

04/12/2020 15h13Atualizado há 2 meses
Por: Nailson Júnior
Fonte: Pauta Comunicação

Para empresas que querem iniciar 2021 com as finanças em dia, o planejamento financeiro é uma etapa decisiva. Para isso, é preciso conhecer detalhadamente os dados financeiros e o momento atual da empresa, além de levar em conta fatores externos que afetam a economia.

A tecnologia hoje é uma peça-chave nesses processos. Os sistemas de gestão financeira permitem que as empresas organizem suas finanças de maneira mais precisa, otimizam o tempo e permitem projetar os próximos meses. Fillipe Piomonte, gerente comercial do sistema de gestão financeira YpControl, dá dicas para sua empresa começar o ano com as contas em dia.

 

1 - Conheça as finanças da sua empresa

 

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada dos dados financeiros da empresa para montar o plano de ações. “O empreendedor precisa conhecer a saúde financeira da empresa, fazer uma projeção futura do fluxo de caixa para cada cenário, para entender o momento certo de investir, de contratar ou cortar custos, nas várias situações. Além disso, tem que estar de olho na redução da inadimplência para começar o ano com as contas em dia,” orienta Fillipe Piomonte.

 

2 - A gestão financeira deve fazer parte do planejamento estratégico

 

A gestão financeira deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa e ser encarado como prioridade. Nessa etapa, é preciso entender quais são os objetivos da empresa para os próximos anos e desenvolver um plano de ação.

Antes de estabelecer o planejamento, também é fundamental entender quais são as projeções do mercado para os próximos meses.

 
3 - Invista em tecnologia

 

Para empresários que buscam maior precisão, a tecnologia é essencial. Sistemas de gestão financeira na Nuvem, como o YpControl, permitem acessar os dados de qualquer lugar e fazer os lançamentos futuros de forma prática e organizada, com relatórios e visualizações gráficas fáceis de interpretar.

“Com o uso da tecnologia, basta alimentar o sistema com as informações e tudo fica mais profissional e organizado, facilitando a vida do empresário. Como qualquer crise, essa também vai passar e precisamos nos preparar para a retomada que virá, com certeza," detalha Fillipe Piomonte.

 

4 - Seja criterioso na escolha de ferramentas

 

O objetivo de investir em uma ferramenta de gestão é otimizar processos. Por isso, é importante analisar se o sistema atende as demandas de sua empresa de forma eficiente e apresente os dados de maneira simples.

“O ideal é utilizar um sistema financeiro prático, que faça integração com outras plataformas de gestão e com serviços bancários como conciliação com extrato e cartão de crédito e cobrança com emissão de boletos com régua recorrência, além de possibilidade de emitir notas fiscais, tudo no mesmo lugar,” detalha o gestor.

 

5 - Esteja preparado para diferentes cenários

Os últimos meses nos mostraram que temos que estar preparados para todos os cenários. 2021 será marcado como um ano de incertezas econômicas em um mundo pós-pandemia e as empresas devem estar prontas para lidar com isso.

“Nesse momento, as empresas precisam estar atentas e pensar estratégias de ações visualizando vários cenários, um otimista, um realista e um pessimista, visto que ainda há uma grande incerteza para economia em 2021,” aconselha o gerente comercial.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 02h29
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 23°
24°

Sensação

6 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio