Agroalimentares

Novidades da produção agroalimentar pautam seminário internacional promovido por Embrapa e SEBRAE

Encontro virtual vai até quinta, 5, e será palco para experiências exitosas de territórios que produzem alimentos diferenciados para a gastronomia e impulsionam o turismo

03/11/2020 20h54
Por: Nailson Júnior
Fonte: DALMO OLIVEIRA (0859 (MTE-PB) Embrapa Alimentos e Territórios [email protected]

Começa hoje, a partir das 19 horas, o Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas nesse link. “O período de pré-inscrições foi encerrado, no entanto, aqueles que não conseguiram se inscrever ainda poderão participar do evento através desse novo endereço, informando nome e e-mail”, informa Aluísio Goulart, da comissão organizadora.

Totalmente on-line, o seminário vai reunir especialistas de Portugal, França, Peru e Argentina, além de pesquisadores e lideranças brasileiras do setor. Marcelo Champredonde, do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), que tem palestra agendada para a quarta-feira, 4, a partir das 10h50, deve abordar a necessidade de quebra de paradigmas entre quantidade versus qualidade neste tipo de produção.

A alimentação, hoje, fica no coração do futuro do mundo. Há, entretanto, um paradoxo incrível, se observarmos, que, na história da humanidade, a gente nunca comeu tão bem, se olharmos a disponibilidade de alimentos e a capacidade de ter acesso aos alimentos e, ao mesmo tempo, nunca comemos tão mal”, diz o presidente da Agropolis Intertacional e pesquisador do CIRAD, Patrick Caron. Ele defende que se busquem modelos de “interação construtiva” entre agricultores, distribuidores e consumidores de alimentos, para minimizar os desperdícios e maximizar a eficácia das redes agroalimentares.

Artur Cristóvão, pesquisador, professor e vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, fará a conferência de abertura, a partir das 19h45. Ele vai expor sobre políticas públicas europeias, como a que protege, nomeadamente, as chamadas Especialidades Tradicionais Garantidas. 

Arte & cultura

Ao todo serão 22 palestras, divididas em quatro painéis, nos turnos da manhã e da tarde. Ao final de cada painel haverá uma rodada de discussão “Nos intervalos, teremos momentos culturais com a performance da atriz Lilia Diniz, que preparou uma série de esquetes com interpretação de textos da poetisa Cora Coralina”, informa João Roberto Correia, pesquisador da Embrapa Alimentos e Territórios que também está à frente da organização em Maceió.

Uma outra novidade do evento será a participação das ilustradoras Muriel Duarte e Marina Nicolaiewsky, criando ilustrações e metáforas visuais. “Os cards serão elaborados ao vivo com frases e ilustrações criadas, apresentadas em tempo real aos participantes do evento, a partir das falas dos painelistas do seminário”, explica Duarte.

Parcerias

O evento é uma realização da Embrapa Alimentos e Territórios e do Sebrae Alagoas, com apoio institucional da Fundação Agropolis (França), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Centro de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (França), da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, do Movimento Slow Food e de outras instituições nacionais.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 22h01
24°
Chuva fraca Máxima: 29° - Mínima: 22°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Vagas de Emprego na Paraíba
jooble
Nailson Junior
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida