Brasil e Portugal

Embrapa e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro celebram acordo de cooperação técnica para pesquisa em desenvolvimento territorial, alimentação e saúde

Parceria formal vai durar inicialmente cinco anos e abre novas fronteiras para inovação, desenvolvimento científico e tecnológico entre Brasil e Portugal

29/10/2020 10h59
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

Com o intuito de executar um planejamento de pesquisa para os próximos cinco anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acabam de definir os termos finais de um acordo de cooperação técnica (ACT) para a realização conjunta de pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Territorial, Alimentação e Saúde.

 

“O acordo é fruto da necessidade de consolidarmos uma parceria institucional de médio prazo com a UTAD, que é uma Universidade portuguesa com larga experiência especialmente nas áreas de atuação desta Unidade”, afirma João Flávio Veloso, chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios, centro de pesquisa da estatal instalado recentemente em Maceió (AL).

 

A UTAD será representada, na cooperação técnica, pelo seu Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), disponibilizando recursos humanos, técnicos e institucionais necessários à obtenção dos resultados objetos das pesquisas. O Centro mantém grupos de investigação nas temáticas de Turismo, Identidades, Património Cultural, Inovação, Mercados, Organizações e ainda sobre Sociedade, Território, Recursos e Políticas.


Ambas as instituições deverão também franquear, reciprocamente, aos pesquisadores, técnicos, empregados, envolvidos na execução de trabalhos vinculados ao acordo, a utilização de suas infraestruturas técnicas e também envidar esforços na captação de recursos através de projetos de pesquisa. Embrapa e UTDA indicarão três profissionais de seus quadros de servidores para compor um grupo gestor do plano de trabalho a ser proposto.

 

“A Embrapa vai se responsabilizar pela gestão operativa e organização de reuniões de discussão, criação e manutenção de repositório de documentos e de outras atividades necessárias ao bom funcionamento do plano de trabalho oriundo desse acordo”, diz o analista, Rodolfo Osorio de Oliveira, designado como coordenador por parte da estatal brasileira. Pela UTAD, a coordenação se dará pelo atual vice-reitor de Planeamento e Internacionalização, Artur Fernando Arede Correia Cristóvão.

 

 

 

Pesquisas

 

 

Artur Fernando Cristóvão fará no próximo dia 03 de novembro a palestra de abertura do Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, que vai reunir especialistas de Portugal, França, Peru e Argentina. Ele vai falar sobre a experiência portuguesa para valorização de produtos agrícolas e agroalimentares tradicionais em Portugal. O evento, idealizado pela Embrapa Alimentos e Territórios e pelo SEBRAE-AL, ocorre totalmente em ambiente virtual pela internet. Mais informações no endereço http://alimentos.app.al.sebrae.com.br/

 

A cooperação com a Universidade portuguesa, que está localizada na cidade de Vila Real, na Região do Norte, tem como um dos focos iniciais a busca pelo incremento de mais qualidade aos produtos agroalimentares locais. A Embrapa se mostra efetivamente interessada em entender como se deram os esforços dos poderes públicos, das universidades e do terceiro setor naquele país, para a promoção de desenvolvimento territorial sustentável, revertendo as tendências dos processos de “despovoamento” e dando alternativas contra a desvitalização das economias rurais que também ocorreram em Portugal

 

A parceria inédita deverá gerar frutos para novos modelos de turismo rural, na perspectiva de que esse tipo de empreendimento caminhe de mãos dadas com políticas públicas de preservação do ambiente. “O que buscamos garantir é o fortalecimento de uma estruturação, por parte dos governos e da iniciativa privada, para a manutenção das chamadas ‘paisagens culturais’ e inseri-las na economia local”, informa Veloso.

 

/////////////////////

Fotos da UTAD: João Carrola

TEXTO: DALMO OLIVEIRA (0859 (MTE-PB)

Embrapa Alimentos e Territórios

imprensa.alimentos.[email protected]

Telefone/WhatsApp (83) 988971340

 

 


__________________________
Aviso de confidencialidade

Esta mensagem da Empresa  Brasileira de Pesquisa  Agropecuaria (Embrapa), empresa publica federal  regida pelo disposto  na Lei Federal no. 5.851,  de 7 de dezembro de 1972,  e  enviada exclusivamente  a seu destinatario e pode conter informacoes  confidenciais, protegidas  por sigilo profissional.  Sua utilizacao desautorizada  e ilegal e  sujeita o infrator as penas da lei. Se voce  a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenvia-la ao emitente, esclarecendo o equivoco.

Confidentiality note

This message from Empresa  Brasileira de Pesquisa  Agropecuaria (Embrapa), a government company  established under  Brazilian law (5.851/72), is directed exclusively to  its addressee  and may contain confidential data,  protected under  professional secrecy  rules. Its unauthorized  use is illegal and  may subject the transgressor to the law's penalties. If you are not the addressee, please send it back, elucidating the failure.

 
 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h34
26°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
28°

Sensação

17 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
Nailson Junior
Municípios
PMJP
Últimas notícias
Mais lidas
ANUNCIE AQUI
Igreja Nova Vida