Unimed
‘Funesc na Rede’

Obra de Villa-Lobos é destaque em concerto da Orquestra Jovem exibido na programação ‘Funesc na Rede’

A exibição será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).

28/10/2020 10h43
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

A “Sinfonietta nº 1 – A Memória de Mozart”, composta pelo maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos, foi executada pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concerto realizado no dia 26 de maio de 2016, que será exibido nesta quinta-feira (29) na programação on-line “Funesc na Rede”. Sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier e com a participação do trombonista Marcel Marques como solista, a orquestra executa também o “Concerto para Trombone”, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov. A exibição será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov). 

De acordo com o maestro Durier, a “Sinfonietta nº 1” é uma obra da juventude de Villa-Lobos, “mas mostra a marca do seu gênio e nela contém exatamente aquilo que ele amava, que era o folclore brasileiro”. Villa-Lobos se tornou o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos e se destaca por ter sido o responsável pela descoberta de uma linguagem brasileira em música. 

Sobre o “Concerto para Trombone”, de Korsakov, compositor russo considerado um mestre em orquestração, Durier explica que a primeira versão foi para banda, mas essa executada pela OSJPB foi feita para orquestra sinfônica pelo professor e maestro Ernst Mahle. 

On-line – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov), compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação on-line intitulada “Funesc na Rede”.

O solista 
Marcel Marques (trombone) – Natural de Aracaju (SE), iniciou seus estudos de música no Conservatório de Música de Sergipe (CMS), onde estudou o básico e o avançado em trombone. Após dois anos foi aceito pela Banda Sinfônica do Estado de Sergipe (Secbanda). No mesmo ano em que foi aprovado na banda, foi também aprovado na Orquestra Sinfônica Jovem de Sergipe, regida pelo maestro Ion Bressan. Entre as suas atividades está a participação em vários grupos, como big band, quartetos, quintetos, trios, grupos de metais, bandas de forrós, axé, bandas bailes, orquestras de frevo nos estados de Sergipe, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros. 

O maestro
Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos. 

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.        

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

Serviço
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Concerto realizado em 26 de maio de 2016
Regência: Luiz Carlos Durier
Solista: Marcel Marques (trombone)
Exibição: 29/10/2020, às 20h
TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 22h26
25°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
25°

Sensação

13 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio