Unimed
Fisioterapia

Fisioterapia evita complicações e ajuda na recuperação de pacientes em hospitais

Segundo estudos, são necessários apenas sete dias de repouso no leito para a força muscular diminuir em 30%

21/10/2020 15h32
Por: Nailson Júnior
Fonte: Assessoria

A falta de mobilidade pode gerar a fraqueza da função motora e respiratória dos pacientes internados em hospitais. Segundo estudos na área, o sistema musculoesquelético, por exemplo, é projetado para se manter em movimento e são necessários apenas sete dias de repouso no leito para a força muscular diminuir em 30%, com uma perda adicional de 20% da força restante a cada semana. 

Por isso, as atividades fisioterapêuticas cumprem um importante papel para evitar problemas como encurtamentos, fraquezas musculares e deformidades osteoarticulares. "Antes de iniciar qualquer tratamento, realizamos uma análise de cada paciente e, de acordo com a necessidade dele, elaboramos um projeto de reabilitação", explica a fisioterapeuta Danielle Tavares, coordenadora de Fisioterapia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria da Unimed João Pessoa.

Ela pontua, também, a importância das atividades em pacientes internados nas UTIs. "A Unidade de Terapia Intensiva é um ambiente de alta complexidade e concentra pessoas com instabilidade clínica e com potencial de gravidade. A recuperação depende de inúmeros fatores, sendo essencial uma equipe multiprofissional e interdisciplinar que realize a fisioterapia de maneira correta. A mobilização precoce na UTI pretende manter ou aumentar a força muscular e a função física do paciente”, detalha. 

Luz do Sol - No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a área de Fisioterapia desenvolve há aproximadamente dois anos o Projeto Luz do Sol, que tem como objetivo levar pacientes internados, como os de longa permanência que apresentem estabilidade clínica, para passear no solário da unidade hospitalar. O passeio é realizado no fim de tarde para contemplar o por-do-sol, motivo que originou o nome do projeto. “O propósito do Luz do Sol é permitir o contato com a natureza, além de contribuir para a reabilitação dos pacientes”, conta Danielle.

Dia do Fisioterapeuta - A Unimed João Pessoa realizou, no último dia 14, o ‘Dia D da Mobilização Precoce’. A ação, que fez parte da programação do Dia do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro, teve o objetivo de conscientizar as equipes e pacientes sobre a importância da mobilização precoce, conduta que já é realizada de maneira rotineira pela equipe de fisioterapeutas do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.
 
Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa 
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é uma cidade costeira próxima da foz do rio Paraíba, no leste do Brasil. A sua cidade velha é conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau. A igreja de São Francisco, do século XVI, tem azulejos portugueses pintados no pátio e uma capela ornamentada com ouro. As praias de Tambaú e Cabo Branco estão repletas de bares e discotecas, além de lojas que vendem artesanato local de madeira e cerâmica.
João Pessoa - PB
Atualizado às 23h27
24°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
24°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio